Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Acordos comerciais devem ser vistos como “oportunidades”
Associação Vida Independente alarga capacidade de resposta

Acordos comerciais devem ser vistos como “oportunidades”

Vila Praia de Âncora assinala centenário

Acordos comerciais devem ser vistos como “oportunidades”

Nacional

2019-12-28 às 06h00

Redacção Redacção

Isabel Estrada Carvalhais assume que os compromissos com o Mercosul “não devem tornar-se exercício de retórica”. Os acordos, continua a eurodeputada, são “determinantes”.

Citação

“Num tempo de interdependências complexas, as relações da UE com o mundo não passam certamente por equações proteccionistas e de fechamento em si mesma”. Foi assim que Isabel Estrada Carvalhais iniciou a sua intervenção no plenário do Parlamento Europeu, no debate sob o tema ‘Compatibilidade entre o actual Acordo de Comércio Livre UE-Mercosul e a proposta da Comissão de um Acordo Verde Europeu’.

Segundo a deputada portuguesa “os acordos comerciais devem ser vistos como oportunidades, quer para o aumento das nossas exportações de bens e serviços, quer para a criação de empregos”. Mas estes acordos representam também espaços de diálogo e de entendimento com o mundo, “importantes na promoção de valores e de práticas de desenvolvimento sustentável, de direitos humanos e laborais, de direitos ambientais, de regras de bem-estar animal, de saúde e segurança alimentar, de comércio justo, aproximando assim países e latitudes de objectivos que devem ser prioridades globais”, realça.

Isabel Carvalhais enfatiza que os compromissos políticos incluídos no acordo do Mercosul, nomeadamente o compromisso mútuo de implementar o Acordo de Paris sobre o clima e o cumprimento de acordos ambientais como a Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção “não devem tornar-se num mero exercício de retórica, compromissos de que alguns líderes se acham já dispensados”.
A União Europeia é o primeiro grande parceiro a lançar um pacto comercial com o Mercosul, um bloco que inclui a Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai.

O novo quadro comercial — que faz parte de um acordo de associação mais vasto entre a UE e o Mercosul — “irá consolidar uma parceria estratégica ao nível político e económico, pretendendo criar importantes oportunidades de crescimento sustentável para ambas as partes, respeitando o ambiente e preservando os interesses dos consumidores e dos sectores económicos sensíveis da UE”, refere.
Isabel Estrada Carvalhais explica ainda que “o acordo celebrado irá abranger uma população de 780 milhões de habitantes e representa um compromisso claro de ambas as regiões com o comércio baseado em regras internacionalmente aceites, dando às empresas europeias um avanço importante num mercado com potencial económico”.

O acordo, continua a eurodeputada, “defende os mais elevados padrões de segurança dos alimentos e de protecção dos consumidores, bem como o princípio da precaução para a segurança dos alimentos e as regras ambientais, prevendo compromissos específicos em maté- ria de direitos laborais e de protecção do ambiente e incluindo a aplicação do acordo de Paris”.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho