Correio do Minho

Braga, sábado

- +
ACTUM apoia 43 projectos artísticos de bracarenses
Cabeceiras de Basto: Estação Náutica promove aspectos turísticos do concelho a partir de 2021

ACTUM apoia 43 projectos artísticos de bracarenses

Minho dominou itens estatísticos da I Liga

ACTUM apoia 43 projectos artísticos de bracarenses

Braga

2020-07-01 às 07h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Estão seleccionadas as 43 candidaturas que vão ser apoiadas pelo município no âmbito do ACTUM – Convocatória Aberta de Projectos Artísticos 2020.

O Município de Braga vai apoiar 43 das 59 candidaturas que recebeu ao ACTUM – Convocatória Aberta de Projectos Artísticos 2020’, o novo programa de apoio à criação e fruição artísticas que visa apoiar criadores e artistas bracarenses.
Em comunicado, o Município divulgou ontem que as duas medidas do ACTUM contaram com um total de 59 candidaturas. À ‘Medida 1 – Música e Artes Performativas’ candidataram-se 32 projectos, dos quais foram seleccionados 20, e na ‘Medida 2 – Artes Plásticas e Visuais’, dos 27 projectos submetidos foram aprovados 23. 
A vereadora da Cultura, Lídia Dias, considera que a primeira edição do ACTUM fica “marcada pela criatividade e originalidade” das propostas, “com abordagens e perspectivas eclécticas que procuraram debruçar-se sobre o contexto de mudança e de adaptação em que actualmente vivemos”.
Recordando que uma das prioridades da Estratégia Cultural Braga 2020-2030 consiste em apoiar a comunidade artística e criativa bracarense, Lídia Dias lembra que “com esta convocatória pretendeu-se continuar o trabalho de valorização dos artistas emergentes e profissionais que dinamizam culturalmente o concelho”.
“Pretendeu-se também promover a fruição artística por parte de um público cada vez mais atento a todas as ofertas digitais diferenciadoras, ampliando a divulgação e o reconhecimento das propostas artísticas e dos criadores que constituem a significativa e crescente comunidade artística e cultural da Cidade”, acrescenta a vereadora, citada no comunicado. 
Com o ACTUM, o Município de Braga pretendeu patrocinar o desenvolvimento de reflexões, criações e projectos de artistas naturais ou residentes em Braga, atribuindo um apoio de 500 euros a cada projecto. “Com esta convocatória pretendeu-se lançar um desafio aos criadores bracarenses para examinarem o contexto suscitado pelo Covid-19 e abordarem as consequências da pandemia através da singularidade das suas perspecti- vas, da sua criatividade e expressividade artísticas”, refere a autarquia.
Os artistas e criadores bracarenses corresponderam ao desafio e, em menos de mês, conceberam e submeteram 59 pro- jectos de diferentes áreas e expressões artísticas.
Os 20 projectos aprovados na área da Música e das Artes Performativas serão partilhados com o público através da página facebook do Município de Braga, a partir da segunda quinzena de Julho, com a periodicidade de duas apresentações semanais, decorrendo a transmissão das várias propostas até à primeira quinzena de Setembro.
Nesta medida foram distinguidos, “devido à singularidade e excepcionalidade artísticas”, os projectos propostos por Harawi Ensemble, Luciano Barcelos de Mello e St. James Park.
Na segunda medida, direccionada para a área das Artes Plásticas e Visuais, serão apoiados 23 projectos, nas áreas da pintura, da fotografia, do vídeo e da escultura, que serão desenvolvidos durante os meses de Julho, Agosto e Setembro. As obras produzidas serão integradas numa exposição que decorrerá em Dezembro de 2020 na galeria municipal Casa dos Crivos e numa plataforma de arte on-line. A exposição contará com o apoio curatorial de Helena Mendes Pereira, directora geral e curadora da zet gallery, que reunirá já na primeira semana de Julho com todos os artistas seleccionados.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho