Município reduz dívida municipal em sete milhões
2019-12-14 às 10h14
Galardão foi atribuído ao livro ‘Jalan Jalan’ do escritor bracarense. Prémio foi instituido pela Associação Portuguesa de Escritores com o apoio da Câmara Municipal de Braga e lembra a vida e obra de Maria Ondina Braga.
O escritor bracarense Afonso Cruz foi o vencedor do Prémio Maria Ondina Braga. O galardão, entregue ontem pela Câmara Municipal de Braga, foi atribuído ao livro ‘Jalan, Jalan’, que relata algumas das viagens mais marcantes do autor. “Este ano foi marcado por várias viagens. Uma delas foi a Bagdad (Iraque) e era uma viagem que queria muito fazer. Agora, no final do ano, fui ao Chile. Foi uma viagem que me marcou literalmente, porque me juntei aos protestos no Chile, e acabei por ser alvo de perseguição com a Polícia com gás lacrimogéneo. Passados uns dias, na Patagónia, bati de frente com outro carro. Estas experiências são importantes para experienciar com a literatura e a arte”, destacou o autor.
O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, sublinhou que o Prémio Maria Ondina Braga, pretende estimular “novos trabalhos literários. De há dois anos a esta parte passou a revestir-se de um carácter mais ambicioso, à escala nacional e isso responsabiliza o município e tem vindo a dignificar a qualidade dos trabalhos submetidos a concurso”, disse Ricardo Rio.
A qualidade dos concorrentes foi também destacada pelo presidente do júri, Guilherme de Oliveira Martins. Tal facto levou os jurados a procederem a “uma análise rigorosa” dos trabalhos candidatos. Guilherme de Oliveira Martins destacou ainda que o Prémio Maria Ondina Braga destaca a literatura de viagens. Sobre Afonso Cruz, o presidente do júri frisou que a obras “transmite a capacidade de compreender a diferença. Precisamos de compreender os outros e ‘Jalan, Jalan’ é exemplo disso”, considerou Guilherme de Oliveira Martins.
Em nome da Associação Portuguesa de Escritores, o presidente José Manuel Mendes realçou que o prémio consagra “um autor notável da língua portuguesa. É um justo vencedor.”
O Prémio Maria Ondina Braga foi instituído pela APE e tem o apoio do município de Braga.
21 Janeiro 2021
21 Janeiro 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário