Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Agere garante 1,6 milhões do PRR para Central de Produção Biometano
Barcelos vai ter novo pavilhão multiusos

Agere garante 1,6 milhões do PRR para Central de Produção Biometano

Famalicão: Festival Lusco Fusco invade a Devesa

Agere garante 1,6 milhões do PRR para Central de Produção Biometano

Braga

2025-03-27 às 06h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Agere recebeu a aprovação da candidatura que submeteu ao PRR para a construção da Central de Produção de Biometano na ETAR de Frossos. Está garantido um financiamento de quase 1,6 milhões de euros, com a obra a arrancar ainda este ano.

Citação

Está aprovada a candidatura que a Agere apresentou ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), destinada à construção da Central de Produção de Biometano na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Frossos, em Braga.
Em comunicado, a empresa revela que o projecto foi classificado com um mérito de 5,1, obtendo a segunda pontuação mais alta entre os projectos submetidos, e que será financiado com uma verba de 1.591.201 euros.
Com o início das obras previsto ainda para este ano de 2025 e a operação plena a partir de 2026, a Central de Produção de Biometano representa “um importante passo na transição energética, na promoção da economia circular e no fortalecimento da segurança energética de Braga e do país”.
Recorde-se que este projecto inovador visa a produção de biometano a partir do biogás gerado na ETAR de Frossos, a ser injectado na rede pública de gás natural (RPGN).
“A produção de biogás será realizada através da digestão anaeróbia das lamas do tratamento de águas residuais, aliada à codigestão de resíduos orgânicos. A central de biometano, com uma capacidade instalada de 3,50 MW, será capaz de abastecer o equivalente ao consumo de mais de 11.000 habitações, além de proporcionar uma significativa redução nas emissões de gases com efeito de estufa (GEE), estimada em 6.010 toneladas de CO2 equivalente por ano”, explica a Agere.
Além disso, o projecto prevê o reforço da central fotovoltaica existente na ETAR, garantindo a sustentabilidade energética do processo e a reformulação da Linha de Lamas “para optimizar a produção de biogás e melhorar a qualidade das lamas, permitindo a sua utilização para fins agrícolas”.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho