Ruiu o telhado do São Geraldo, mas derrocada não afecta projecto
2024-09-15 às 06h00
Relatório de ‘MeteoFreixo’’, exclusivo do Correio do Minho, afirma que o mês de Agosto de 2024 foi mais quente e seco, embora a falta de chuva não tenha afectado as reservas hídricas da região.
Agosto de 2024 foi mais quente e mais seco que o normal. Foi esta a conclusão a que chegou Pedro Machado, do Centro de Estudos Climáticos do ‘MeteoFreixo’, em Ponte de Lima.
Segundo o relatório encaminhado para o Correio do Minho, os dados médios registados a partir da estação meteorológica do Freixo registaram um valor médio de 22,3 graus celsius, superando a média normal de Agosto por 0,9 graus.
Numa análise pormenorizada do termograma de Agosto, é possível verificar que a primeira e a terceira semanas de Agosto foram bastante quentes, destacando-se os dias 9, 10 e 16 com valores médios de 30 graus celsius e valores máximos de 39 graus em algumas regiões do Minho.
Por sua vez, a última semana de Agosto contrariou esta tendência de muito calor, registando-se valores médios de temperatura mais amenos (inferiores a 20 graus celsius).
Em relação à precipitação, Agosto foi um mês extremamente seco. A estação meteorológica do Freixo registou uma queda de 97 por cento nos valores de precipitação em relação ao ano passado, sendo que os valores acumulados de 1,4 milímetros ocorreram em apenas dois dias do mês (13 e 24 de Agosto), o que foi insuficiente para baixar o risco de incêndio rural.
De acordo com Pedro Machado, este valor muito residual de apenas três por cento da precipitação normal em Agosto só não assume consequências mais graves, devido ao facto do primeiro semestre ter sido bastante chuvoso, o que salvaguardou as reservas hídricas.
Segundo Pedro Machado, estes dados confirmam-nos que Agosto foi mais quente e bastante seco, contribuindo assim para uma maior ocorrência de incêndios rurais em várias localidades do Alto Minho (Caminha, Arcos de Valdevez, Viana do Castelo e Ponte de Lima).
Todavia, estes dados do Centro de Estudos Climáticos do ‘MeteoFreixo’ asseguram que o mês de Agosto de 2024 “está dentro dos padrões climáticos do Minho”, sendo um mês “normalmente bastante seco e, por vezes, sem qualquer dia de precipi- tação” (este ano chuviscou apenas por duas vezes).
No que toca à temperatura, Agosto (com uma temperatura média de 22,3 graus celsius) foi, em termos médios, mais quente que Julho (que registou uma temperatura média de 21,8 graus celsius). Apesar de uma maior temperatura média, Agosto não registou tantos valores extremos (temperaturas máximas acima dos 35 graus celsius) como se verificou em Julho.
No que toca à anomalia termopluviométrica, Agosto desviou-se do seu padrão habitual, tendo sido mais quente (quase mais um grau celsius que o normal) e extremamente mais seco, com uma precipitação muito abaixo do normal (97 por cento).
Pedro Machado, do Centro de Estudos Climáticos do ‘MeteoFreixo’, também avançou, neste relatório, com uma previsão para a primeira quinzena de Setembro na região do Minho.
De acordo Pedro Machado, o céu não se prevê muita chuva, com o céu geralmente pouco nublado ou limpo. No que toca a temperaturas, Setembro será um mês dentro da normalidade, com temperaturas entre os 25 e 30 graus celsius. Já na segunda semana do mês, as máximas podem, eventualmente, ultrapassar os 30 graus celsius. O padrão de tempo seco deverá manter-se, o que significa que as condições de risco elevado de incêndio rural se vão prolongar. Porém, o Minho terá boas condições para as colheitas as vindimas.
11 Outubro 2024
11 Outubro 2024
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário