Correio do Minho

Braga, sábado

Agrupamento de Maximinos abre turmas de ensino da música e dança no 1.º ciclo
‘Rio’ de gente na ‘Praia Fluvial’ do Poço do Frade para um Passeio Literário pela ‘mão’ do Centro de Teatro

Agrupamento de Maximinos abre turmas de ensino da música e dança no 1.º ciclo

Garrett McNamara dá aula nas ondas do Cabedelo

As Nossas Escolas

2019-05-13 às 09h10

Redacção

Após implementação do ensino artístico no 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, agrupamento vai estender no próximo ano lectivo o Ensino Especializados da Música e Dança ao 1.º Ciclo com a criação de duas turmas no primeiro ano.

O Agrupamento de Escolas de Maximinos vai abrir uma turma no primeiro ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico para o Ensino Especializado da Música e outra para o?Ensino Especializado da Dança.?Esta é a primeira vez que o agrupamento estende o ensino artístico da dança e música ao 1.º ciclo, depois de ter sido implementado no 2.º e 3.º ciclos (do 5.º ao 9.º ano).
O projecto do ensino da música resulta de uma parceria com o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, iniciada há cinco anos, tendo o agrupamento de Maximinos arrancado com turmas do 5.º ano ao 9.º de escolaridade. Todos os anos lectivos é formada uma turma do 5.º ano, abrindo também vagas para os outros níveis de ensino, de acordo com a disponibilidade.

Os alunos que optarem pelo Ensino Especializado da Música terão aulas de Instrumento, Formação Musical e Class de Conjunto (Coro) com professores do conservatório, garantido a excelência de ensino nesta área artística.
O ensino da dança estende-se também agora ao primeiro ano 1.º Ciclo, com criação de uma turma, seguindo até ao ao 11.º ano.
As aulas estão a cargo do Ginásio Escola de Dança, instituição que conta já com 30 anos de experiência, oferecendo paralelismo pedagógico certificado pelo Ministério da Educação e proporcionando aos alunos acesso gratuito a aulas de Dança Clássica e Contemporânea. A frequência não implica qualquer tipo de propina, contribuindo para a democratização do ensino das Artes e para a criação de públicos.

O Agrupamento de Escolas de Maximinos é o único a norte do Porto com Ensino Artístico Especializado da Dança.
As vagas são limitadas e requerem pré-inscrição e realização de uma prova de admissão.
O agrupamento comunica que a data do teste de aptidão foi alterada para o dia 18 de Maio, sexta-feira, entre as 9 e as 12 horas, na EB 2,3 Frei Caetano Brandão.
A ficha de inscrição está disponível na página do agrupamento.
O agrupamento tem apostado no ensino das Artes desde 2012 na perspectiva da formação integral dos alunos, treinando competências relacionadas com a criatividade, sensibilidade artística, concentração, atenção, disciplina e autodomínio.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.