Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Agrupamento de Real generaliza 50 minutos de aulas para potenciar rendimento
Câmara Municipal aprova protocolo para o fornecimento de carne cachena nas escolas de Arcos de Valdevez

Agrupamento de Real generaliza 50 minutos de aulas para potenciar rendimento

Matheus vezes 400

Agrupamento de Real generaliza 50 minutos de aulas para potenciar rendimento

As Nossas Escolas

2018-10-23 às 06h00

Teresa M. Costa Teresa M. Costa

Agrupamento de Escolas de Real optou por aulas de 50 minutos para o 2.º e 3.º ciclos e prolongou o tempo lectivo até às 13 horas no 1.º ciclo de forma a rentabilizar a componente lectiva e o rendimento cognitivo dos alunos.

Citação

Em ano de generalização da autonomia e flexibilidade a todas as escolas, o Agrupamento de Real optou pela matriz dos 50 minutos, acabando com os blocos de 90 minutos.
Antes da mudança e para avaliar a melhor forma de rentabilizar a matriz, foi feito um estudo prévio para avaliar o seu impacto na componente não lectiva, nos horários dos professores e dos alunos, explica a directora do Agrupamento, Zita Esteves, dando conta da conclusão de que a matriz de 50 minutos em todas as disciplinas “seria a mais benéfica”.

Zita Esteves garante que foram auscultados todos os grupos disciplinares e departamentos. “Foram eles a definir a melhor forma de rentabilizar a matriz” reforça a directora, revelando o “feedback positivo de professores e alunos”.
“Os alunos reagem melhor que aos blocos de 90 minutos e mesmo quando há 50+50 minutos da mesma disciplina, há sempre um intervalo” exemplifica.
No 1.º ciclo do ensino básico, e para rentabilizar a componente lectiva de alunos e professores, a decisão foi prolongar o tempo lectivo até às 13 horas, o que já se revelou uma mais-valia, confirma Zita Esteves, que dá conta, também, da boa aceitação dos pais.
A tarde é para as expressões, através das actividades de enriquecimento curricular.

“As crianças têm mais rendimento cognitivo de manhã, é uma forma de o rentabilizar” explica a directora do Agrupamento que remete um balanço para o final do corrente ano lectivo.
Em matéria de flexibilização, há ainda “todo um caminho a fazer” afirma Zita Esteves que defende que “as inovações têm que ter um tempo de aceitação” e que as escolas não têm que estar preocupadas em copiar o que outras fazem.
“Cada escola, cada agrupamento é uma realidade única e é em função dela que devemos tomar as decisões” assume a directora do Agrupamento de Real que admite que “a flexibilização será uma realidade a curto prazo, mas terá que ser estudada para perceber a melhor forma de a aplicar no nosso contexto”.

Quanto aos novos normativos para uma escola inclusiva, o Agrupamento de Escolas de Real já os trabalha há muito em nome de “uma escola de todos os valores e de todas as cores”.
Neste contexto, Zita Esteves aponta a necessidade de observar e incorporar todo o conhecimento que já resulta da prática de encontro ao que os normativos impõem.
A dirigente lembra que “a inclusão não é só para aqueles que têm alguma deficiência ou alguma especificidade, mas para todos”, o que “implica conhecer a realidade do aluno e dar-lhe o apoio que ele precisa”. Também nesta matéria, o Agrupamento está a reflectir. “Queremos fazê-lo da melhor forma. É aqui que reside a autonomia” realça.

Conselho consultivo ajuda a reflectir sobre o Agrupamento

A direcção do Agrupamento de Escolas de Real conta, a partir deste ano lectivo, com o apoio de um Conselho Consultivo que acaba de ser constituido.
No Conselho Consultivo têm assento 11 pessoas: três encarregados de educação que não integram qualquer órgão da escola; três professores dos diferentes níveis de ensino; dois alunos (do 5.º e do 8.º ano) e dois funcionários.
A directora do Agrupamento, Zita Esteves, assume a escolha dos elementos do Conselho Consultivo que pretende ser um órgão de apoio na reflexão sobre o Agrupamento.

“Um órgão que me ajude a decidir e que me dê opinião sobre o que cada elemento conhece do Agrupamento” explica a directora para quem “ouvir é a palavra de ordem” defendendo que “é sempre bom ter a percepção dos diferentes agentes da comunidade educativa para ter respostas adequadas às situações”.
Uma das matérias que preocupa Zita Esteves é a participação dos pais na escola.
A legislação prevê que os pais e os alunos tenham intervenção directa na planificação. Neste contexto, a directora do Agrupamento acredita que as suas vivências e a sua percepção podem ajudar.
O Conselho Consultivo deverá reunir uma vez por mês, mas pode reunir as vezes que entenda necessário, salvaguarda a directora do Agrupamento, que sublinha que “a escola somos todos. pais, alunos, professores e funcionários”.

Sala recreativa propõe ocupação criativa dos alunos

Os alunos da EB 2,3 de Real, escola-sede do Agrupamento, dispõem, este ano lectivo, de uma sala recreativa, onde podem ocupar o tempo livre de forma criativa, com acesso a diversos materiais e sob orientação de professores.
“Há alunos que vêm mais cedo para a escola e é uma forma de ocuparem o seu tempo” explica a directora do Agrupamento, Zita Esteves.
Para criar a sala recreativa, foi preciso abdicar de uma sala de aula, mas o benefício justifica, reforça a directora.

É também nesta sala que estão os professores da bolsa de substituição que garantem as aulas em caso de ausência de algum professor.
Esta sala foi criada para não interferir com a sala de estudo, onde decorrem grupos de apoio com professores residentes de diferentes áreas disciplinares que ajudam os alunos nas suas dúvidas e na realização de trabalhos.
Com a sala recreativa, já são duas as salas de aula de que foi preciso abdicar depois de, no ano passado, outro espaço lectivo ter sido convertido na ‘sala snoezelen’ que é utilizada pelas unidades multideficiência do Agrupamento e por requisição externa.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho