Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Água 100% segura em Esposende
Caminha enriquece Mata do Camarido com plantação de várias árvores

Água 100% segura em Esposende

Na corrida a Capital Europeia da Cultura 2027

Água 100% segura em Esposende

Cávado

2020-10-15 às 13h05

Redacção Redacção

Esposende mantém-se no top dos municípios com água 100% Segura, como atesta o relatório anual do sector de águas e resíduos em Portugal.

Beber água da torneira com confiança continua a ser uma realidade no município de Esposende, que mantém o indicador 100% Água Segura, como atesta o Relatório Anual do Sector de Águas e Resíduos em Portugal - RASARP 2020, publicado recentemente pela Entidade Reguladora de Serviços de Águas Resíduos (ERSAR).
Este desempenho confirma “a excelência” na qualidade da água para consumo humano registada nos últimos anos no Município, colocando-o em primeiro lugar no ranking de percentagem de água segura nos concelhos da região norte.

Este nível de excelência é sustentado por um acompanhamento rigoroso e coordenado da aplicação da legislação pelos diferentes agentes envolvidos no processo (EAmb – Esposende Ambiente, ERSAR, Autoridade de Saúde e Águas do Norte), refletindo-se também na crescente melhoria da fiabilidade dos resultados analíticos.
Em 2019, a Esposende Ambiente realizou cerca de 700 análises na torneira dos consumidores de Esposende, dando cumprimento ao número de análises legalmente exigido e sem registo de qualquer incumprimento, e quase 3 000 na rede de distribuição, no âmbito do controlo operacional e do Plano de Segurança da Água.

O trabalho que tem sido desenvolvido ao nível da qualidade da água para consumo humano pode ser entendido como contributo para o cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, concretamente do ODS 6 – Água Potável e Saneamento, ou seja, garantir a disponibilidade e a gestão sustentável de água potável e do saneamento para todos, procurando aumentar a confiança dos consumidores.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho