Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
AIP reconhece dinamismo das empresas do Norte
Judiciária detém suspeito de matar estudante junto ao Bar Académico

AIP reconhece dinamismo das empresas do Norte

Cristiano Bacci quer Moreirense com "garra e personalidade" em Alvalade

AIP reconhece  dinamismo das empresas do Norte

Economia

2025-03-19 às 06h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Associação Industrial de Portugal trouxe a Braga o roadshow sobre financiamento, onde realçou o dinamismo empresarial desta região.

Citação

O dinamismo empresarial da região de Braga, que se tem destacado no panorama nacional, foi elogiado ontem por Filipe Martins, o director de apoio técnico da Associação Industrial Portuguesa (AIP).
No âmbito do Roadshow AIP / Financiamento Empresas, iniciativa que decorre de uma parceria entre a AIP e a Five Credit, Filipe Martins reconheceu que “o dinamismo empresarial do Norte é muito interessante”, realçando em especial “as dinâmicas em termos tecnológicos”, sobretudo no sector industrial.
Este roadshow decorreu no salão nobre da Associação Empresarial de Braga (AEB), com Rui Marques a dar as boas-vindas aos participantes, a quem apresentou o retrato empresarial da região, onde residem 852 mil pessoas, 8% do total nacional.
O director-geral da AEB apontou que, em 2023, existiam na região 107.267 empresas, 7,1% do total nacional. Nesse ano, estas empresas geraram um volume de negócios na ordem dos 35.870 milhões de euros, 6,5% do total nacional.
Já com dados de 2024, o director-geral da AEB destacou que a região registou 8.022 milhões de euros de exportações (10% das exportações nacionais). “As exportações representam 22% do volume de negócios das empresas desta região, sendo esta uma das regiões mais exportadoras do país”, realçou Rui Marques.
Relativamente à estrutura de financiamento das empresas, apontou que os capitais próprios representam 44% do activo total e que os empréstimos bancários apenas 24% do activo total.
Este roadshow visou apresentar ao tecido empresarial da região um modelo de financiamento - disponibilizado pela Five Credit - desenhado para PME com mais de três anos de actividade, com dois tipos de soluções financeiras: um financiamento a médio prazo, com montantes entre 25 mil e 500 mil euros, e um prazo de pagamento até cinco anos; e um de curto prazo, focado em necessidades de tesouraria, com prazos até três meses e montantes até 250 mil euros.
A AIP presta apoio às PME, auxiliando-as no processo de candidatura a estas linhas de financiamento, que se destacam pela rapidez na resposta. As PME poderão obter uma resposta sobre a elegibilidade para acesso ao financiamento num prazo de até cinco dias.
“Este produto responde às necessidades das empresas com rapidez na decisão, retira a burocracia associada ao processo e não questiona a que se destina o dinheiro, porque o empresário é que sabe em que precisa de aplicar o financiamento”, referiu Filipe Martins. A ideia foi também sublinhada por Mafalda Duarte, que apresentou pormenorizadamente este modelo de financiamento, notando que “rapidez e simplicidade são as grandes vantagens deste processo”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho