Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Albergue de Peregrinos da Recoleta ganha extensão
Montalegre-Limianos em risco devido à neve

Albergue de Peregrinos da Recoleta ganha extensão

gnration com programação recheada na estação quente

Albergue de Peregrinos da Recoleta ganha extensão

Cávado

2019-08-20 às 22h11

Redacção Redacção

Acrescem ainda fatores de índole cultural ligados ao Caminho Português de Santiago, as relações e cooperações transfronteiriças e as políticas de fomento da mobilidade, vitais para o conhecimento mútuo das populações e da comunicação cultural.

Citação

A Vice-Presidente da Câmara Municipal, Armandina Saleiro, esteve presente, sexta-feira, 16 de agosto na abertura da extensão do Albergue Municipal Casa da Recoleta, localizada no edifício da antiga escola primária e jardim de infância de Tamel S. Pedro Fins, que se encontravam desocupados. Trata-se de uma intervenção prevista na candidatura POCTEP, tendo em conta o crescente número de peregrinos.

O novo espaço está equipado com 20 novos beliches e servirá para acolher principalmente grupos de peregrinos e dar resposta à procura, sobretudo em época alta, quando o Albergue Municipal, com capacidade para 42 pessoas, fica muitas vezes lotado.

Com vista a melhorar os serviços prestados aos peregrinos, como a lavandaria, cozinha e internet, o edifício principal está equipado com máquinas de lavar e secar roupa.

Para Armandina Saleiro “foi completada mais uma etapa importante nos Caminhos de Santiago, não só para os peregrinos, mas para o turismo e cultura” afirmando Barcelos como ponto de passagem obrigatório.
Desde a Idade Média que Barcelos se tornou ponto de passagem obrigatória dos que seguiam velhas e seculares vias que os conduziam à obtenção da indulgência, simbolizada por Compostela.

Acrescem ainda fatores de índole cultural ligados ao Caminho Português de Santiago, as relações e cooperações transfronteiriças e as políticas de fomento da mobilidade, vitais para o conhecimento mútuo das populações e da comunicação cultural.

Pelo exposto e tendo em conta que compete ao Município de Barcelos proceder à divulgação do património cultural, histórico, religioso e paisagístico do concelho, bem como pela posição privilegiada que Barcelos detém no contexto dos Caminhos de Peregrinação a Santiago de Compostela e a Fátima foi criada a extensão do Albergue Municipal “Casa da Recoleta”, que passará a funcionar como edifício de apoio ao Albergue Municipal.
O novo espaço de acolhimento dos que seguem o Caminho de Santiago vem fazer face às situações de grande afluência de peregrinos naquele albergue onde por já passaram mais de 43.000 peregrinos de 100 nacionalidades, desde a sua abertura em 2010.

O Albergue está instalado na antiga Casa da Recoleta,  fundada nos finais do século XVII, por um eremita chamado Belchior da Encarnação. Serviu aquela casa para recolhimento de padres e de leigos. Em 1742, passou a Casa e as propriedades para a Ordem Terceira de S. Francisco, mas, em 1750, foi extinta e a Casa doada ao Arcebispo de Braga. Depois, foi vendida a particulares.

Como a Ordem dos Franciscanos praticava a assistência, é natural que a Casa da Recoleta tenha servido de local de pernoita aos peregrinos de Santiago.

O Albergue de Peregrinos “Casa da Recoleta” – Albergue Municipal de Peregrinos de Barcelos é uma referência pela sua situação estratégica no Caminho Central de Santiago.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho