Correio do Minho

Braga,

- +
Alerta amarelo persiste até amanhã devido às altas temperaturas
Luís Montenegro reeleito presidente do PSD com 97,45% dos votos

Alerta amarelo persiste até amanhã devido às altas temperaturas

Contextile em Guimarães de hoje até Dezembro com obras de 50 artistas internacionais

Alerta amarelo persiste até amanhã devido  às altas temperaturas

Casos do Dia

2024-08-09 às 06h00

Redacção Redacção

Braga mantém-se sob aviso amarelo meteorológico até amanhã. Para domingo está prevista descida significativa da temperatura máxima.

Citação

O delegado de Saúde do concelho de Braga, João Manuel Cruz, confirmou o ‘alerta amarelo’ para tempo quente no dia de hoje, pelo que se mantém o Plano de Contingência para a Resposta Sazonal em Saúde – Verão 2024 da Unidade Local de Saúde de Braga.
A maioria dos distritos de Portugal continental, entre os quais Braga, mantêm-se com ‘aviso amarelo’, por causa das altas temperaturas.
O ‘aviso amarelo’, que se prolonga no distrito de Braga até sábado, é emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosferan (IPMA) sempre que há uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.
No dia de hoje, Braga deve re-gistar uma temperatura máxima de 38º. No domingo, a temperatura máxima do ar será de 37º, antes de uma quebra significativa para os 29º no domingo, dia 11 de Agosto.
Face à persistência das altas temperaturas, as autoridades de Saúde e de Protecção Civil fazem algumas recomendações à população, nomeadanente o aumento da ingestão de água até pelo menos 1,5 litros/dia, ou seja, o equivalente a oito copos.
Aplicar protector solar com factor superior a 30 a cada duas horas é outra das recomendações, a par do uso do chapéu e roupas claras, largas e frescas.
No actual quadro meteorológico, a população deve optar pela ingestão de refeições leves e frescas e refrescar-se com água ao longo do dia.
Evitar a exposição directa ao sol, principalmente entre as 11 e as 17 horas e procurar locais à sombra e climatizados são outros do conselhos a seguir nestes dias.
As autoridades de Saúde alertam para o cumprimento rigoroso destas regras pelos grupos mais vulneráveis, como sejam as crianças, idosos e os doentes crónicos.
A actual vaga de calor deve-se a “um anticiclone localizado a norte dos Açores, que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia, promovendo uma circulação que vai originar uma subida de temperatura”, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) em comunicado.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho