Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Alfacoop coloca em acção o ensino à distância
Barca Jovem propõe um mês de animação com regras de saúde

Alfacoop coloca em acção o ensino à distância

Ponte de Lima investe mais 150.000,00 € na reativação de Serviços Mínimos Essenciais do transporte público de passageiros

Alfacoop coloca em acção o ensino à distância

Ensino

2020-03-31 às 17h00

Paula Maia Paula Maia

Alunos e professores recorrem ao uso de uma plataforma para partilhar conteúdos, onde nem as disciplinas mais práticas ficam de fora.

Obrigado a fechar temporariamente as suas portas, o colégio Alfacoop, de Ruílhe, criou uma ambiente de ensino à distância, através de uma plataforma que permite a alunos e professores trabalharem com conjunto.
Através do recurso à plataforma Office 365, com o qual o colégio está já familiarizado, cada professor pode criar a suas equipas com as respectivas turmas; os directores de turma podem reunir com os professores que constituem o seu conselho de turma.
Nestas equipas é possível reunir em videochamada, partilhar informações e documentos, atribuir tarefas, atribuindo uma data e hora de entrega. Ao professor também é permitido a partilha do seu ecrã, vantagem no caso de o professor querer utilizar os manuais digitais e/ ou mostrar algum documentário, entre outros. E tudo em tempo real.
Este aplicativo permite que professores, alunos e encarregados de educação, se mantenham em contacto directo, possibilitando desta forma, uma maior organização e comunicação.
“Num momento tão atípico que vivemos que nos obriga ao isolamento social, é necessário estreitar os laços, sentirmos que fazemos parte de algo maior. São nestes momentos amargos que aprendemos as melhores lições, somos encorajados a ver além do óbvio, a experimentar novas técnicas e novas formas”, refere a Direcção Pedagógica da Alfacoop.
Nas disciplinas mais práticas como Educação Física, Teatro e Educação Visual, recorreu-se à utilização de vídeos e esquemas de trabalhos, por exemplo, vídeos de Tabata e sessões de Yoga. “Além de serem praticados pelos alunos, estes foram incentivados a praticarem também com as famílias”, refere o colégio.
Durante estes últimos dias, os directores de turma do colégio mantiveram contacto diário e directo com os encarregados de educação, no sentido de os apoiar nesta fase, nomeadamente, prestando esclarecimentos de forma a dissipar dúvidas e todas as questões relacionados, não só com os vários conteúdos, mas também a outros níveis.
Os alunos do 1º Ciclo, utilizaram também a plataforma ChildDiary para terem acesso ao plano de estudos sendo esta monitorização feita por cada professora titular, na hora correspondente das actividades lectivas.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho