Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
‘Alma d’Eça’ acolheu encerramento dos jantares teatrais da AEB e Tin.Bra
Vila Verde conquistou categoria de Ciência nos Prémios Nacionais de Educação 2025

‘Alma d’Eça’ acolheu encerramento dos jantares teatrais da AEB e Tin.Bra

Braga vence Prémio Nacional de Educação

‘Alma d’Eça’ acolheu encerramento dos jantares teatrais da AEB e Tin.Bra

Economia

2025-06-30 às 10h14

Fábio Moreira Fábio Moreira

Espaço no centro de Braga acolheu o 4.º e último ‘episódio’ dos ‘Jantares Teatrais, iniciativa promovida pela AEB, em parceria com Tin.Bra - Academia de Teatro, ficando assim lançadas as pedras para futuras articulações entre cultura e gastronomia.

Citação

A Associação Empresarial de Braga (AEB), em parceria com a Tin.Bra – Academia de Teatro, promoveu o 4.° e último episódio dos 'Jantares Teatrais', uma iniciativa que procurou promover o encontro entre a gastronomia e as artes performativas, envolvendo o sector da restauração nas celebrações de ‘Braga Capital Portuguesa da Cultura 2025’.
Este 4.° momento da iniciativa decorreu no Alma d'Eça (depois da mesma já ter decorrido nos espaços do Gato No Rio, Livraria e Camada), com Elaine Vianna e Ana Paula Leite a patrocinarem os presentes com o 4.° episódio de 'Fran e Xica: O Encontro de Franciscas'.

António Barroso, em representação da AEB, salientou que esta foi uma experiência muito positiva para todos os envolvidos e ficaram lançadas as bases para novas parcerias deste género.
“Uma coisa é ir ao teatro, outra é coisa é trazer o teatro para momentos inesperados na vida das pessoas. Foi uma experiência muito proveitosa e que se traduz num sucesso para todos os envolvidos. Queriamos trazer a cultura, de forma leve, à gastronomia e penso que conseguimos cumprir esse objectivo. Estão lançadas aqui que consideramos serem as bases para que surjam novas parcerias deste género entre restaurantes e parceiros culturais para que este género de iniciativas surjam com mais frequência na cidade de Braga”, destacou António Barroso. Por sua vez, Hugo Direito Dias, em representação da Tin.Bra - Academia de Teatro, apontou que esta experiência foi muito positiva e fácil de replicar noutros espaços. “Esta proposta da AEB surgiu para que conseguíssemos cativar o público para que tivessemos um momento artístico leve e suave, mas capaz de ser informativo para o público. Houve uma preocupação de conhecer bem estes espaços e articular os mesmos com os aspectos históricos da cidade. Acaba por ser um projecto fácil de replicar noutros espaços”, salientou Hugo Direito Dias.

Já as actrizes, Elaine Vianna e Ana Paula Leite, frisaram que esta iniciativa permitiu aproximar o teatro das pessoas, promovendo esta arte “fora dos lugares convencionais”.
“Esta iniciativa permitiu aproximar o teatro das pessoas, trazendo para fora dos lugares convencionais, algo que tem sido uma dificuldade para esta arte. Sinto que, ao longo destes quatro momentos, houve um interesse generalizado das pessoas em parar para assistir com atenção. É uma maneira mais íntima de promover o teatro e é uma intimidade que não experienciamos da mesma forma que no palco”, destacaram as actrizes.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho