Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Altino Bessa: “Queremos que as Festas de São João sejam também um produto turístico”
Boccia do SC Braga apoia a Semana da Inclusão do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira de Neiva

Altino Bessa: “Queremos que as Festas de São João sejam também um produto turístico”

Magia do Natal inundou Guimarães

Altino Bessa: “Queremos que as Festas de São João  sejam também um produto turístico”

Braga

2019-06-19 às 10h24

Redacção Redacção

Altino Bessa, vereador do Turismo da Câmara Municipal de Braga, esteve ontem à conversa no estúdio móvel da rádio ‘Antena Minho’, situado na Praça da República. Oferta de qualidade para atrair turismo de gama média/alta é o objectivo do município.

Não querendo desvirtuar o São João mais antigo do país, o vereador do Turismo da Câmara Municipal de Braga, Altino Bessa, quer que as festividades sejam, no futuro, “um produto turístico e factor de atractividade, de forma a trazer maior dinâmica à economia local”.
Altino Bessa, que falava no estúdio móvel da rádio ‘Antena Minho’, situado junto ao edifício do Posto de Turismo de Braga, fez um balanço do trabalho desenvolvido, sobretudo nos últimos dois anos. “Braga tem eventos tradicionais, como são o caso da Semana Santa e do São João, mas esses eventos não estavam devidamente publicitados e não tinham grande visibilidade, sobretudo junto do público externo”, lamentou o vereador durante a conversa com o locutor da rádio ‘Antena Minho’, Manuel Lago. Nos últimos dois anos, continuou Altino Bessa, o concelho esteve presente em várias feiras, sendo que este ano Braga vai marcar presença em 13 feiras de turismo. “Estamos a promover o património, a cultura, a gastronomia, a hospitalidade, mas também os eventos”, assumiu aquele responsável durante a emissão especial dedicada ao São João, lembrando que Braga está presente naquelas feiras com imagem e stand próprios.

Tal como a Semana Santa, também o São João começa a ter “maior visibilidade”, mas para Altino Bessa “ainda há muito caminho a fazer”.
Para além das pessoas, muitas delas romeiras, que vêm à cidade por causa do São João, também já começam a haver muitos turistas que escolhem conhecer a cidade nesta altura das festas sanjoaninas e isso “já tem muito impacto na economia local”.
E os números já falam por si. “Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística houve 49% de aumento de dormidas de 2014 para 2017, sendo que em 2017 atingimos as 525 mil dormidas. Estou convencido que em 2018 tivemos cerca 570 mil dormidas e que este ano vamos continuar a crescer e vamos ultrapassar as 600 mil dormidas”, assumiu o vereador.

Durante a conversa, Altino Bessa evidenciou “o trabalho de formiguinha” que se está a fazer para levar o nome de Braga mais longe. “Há potencial de crescimento no mercado espanhol e nacional e temos promovido eventos que têm trazido grande dinâmica à cidade. As pessoas estão a voltar a Braga passados anos por curiosidade, porque hoje Braga é uma cidade mais moderna e tem uma oferta mais diversificada e de grande qualida- de”.
Para isso, muito tem contribuído a parceria com a Associação Comercial de Braga (ACB), estando já agendadas mais iniciativas em colaboração com o município.
O vereador destacou ainda “o programa muito diversificado da maior festa popular, que vai mantendo as tradições das festividades originais”, evidenciando também o facto de ser uma festa com “o envolvimento generalizado de todas as associações”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.