‘Alcaide’ puxou por Tamila na piscina de Maximinos
2021-01-16 às 07h30
CIM do Alto Minho tem abertas candidaturas de micro e pequenas empresas a incentivos a fundo perido. Através do Programa de Apoio à Produção Nacional, autarcas querem alavançar investimento de 12 milhões de euros.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho disponibiliza 5,34 milhões de euros, a fundo perdido, para projectos de investimento de micro e pequenas empresas da região. Sete avisos de concurso para acesso aquele fundo, no âmbito do Programa de Apoio à Produção Nacional (PAPN), foram ontem abertos, estimando o presidente da CIM, José Maria Costa, que os incentivos às empresas dos sectores industrial e turismo alavanquem um investimento, nos próximos dois anos, entre 10 a 12 milhões de euros.
O autarca do Alto Minho relevou a oportunidade dos avisos que estão abertos até ao dia 26 de Fevereiro, numa altura em que muitas das empresas estão com a sua actividade limitada por causa da pandemia, podendo aproveitar a conjuntura para se capacitarem.
“O nosso interesse é que estes 5,4 milhões de euros, que vão ser colocados à disposição do território, sejam todos tomados através de bons projectos. É uma oportunidade importante para as micro e pequenas empresas apostarem na capacitação, transformação dos processos de comercialização, melhorar ferramentas digitais, visto que este formato tem cada vez tem mais expressão, e na internacionalização”, sustentou José Maria Costa.
A taxa de incentivo é de 40% para os investimentos localizados em territórios de baixa densidade e de 30% para os restantes, a que pode acrescer uma majoração de 10 ou 20 pontos percentuais em função do sector empresarial a que se refere a candidatura e do mérito de cada projecto. Por estarem incluídos no Programa de Apoio à Produção Nacional, os apoios não são reembolsáveis, ou seja, as empresas beneficiárias não terão de devolver a verba atribuída.
“Este programa vai ser gerido directamente pela CIM do Alto Minho. A avaliação das candidaturas será feita CIM do Alto Minho”, esclareceu José Maria Costa, anunciando para o dia 22 de Janeiro uma sessão de esclarecimento, em formato online, para os interessados neste sistema de incentivos.
Este programa de apoio ao investimento de micro e pequenas empresas será também divulgado através das associações comerciais, industriais e outras entidades da região alto minhota.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário