Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Alto Minho renova certificação europeia de destino sustentável
Formação percorre espaços emblemáticos

Alto Minho renova certificação europeia de destino sustentável

Tomada de posse dos membros do Conselho Municipal de Juventude de Barcelos

Alto Minho renova certificação europeia de destino sustentável

Alto Minho

2022-12-03 às 06h00

Redacção Redacção

No dia de ontem, o Alto Minho viu renovada no Parlamento Europeu, em Bruxelas, a certificação da Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS), promovida pela CIM Alto Minho.

Citação

O Alto Minho recebeu ontem no Parlamento Europeu, em Bruxelas, a renovação da certificação da Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS), promovida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho). Recorde-se que a renovação deste certificado tinha sido desenvolvida ao abrigo do projeto ‘Aldeias do Alto Minho - Walking & Cycling’, que foi apoiado pelo Turismo de Portugal no âmbito da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, tendo sido aprovada pela Comissão de Avaliação da Federação Europeia de Parques Nacionais e Naturais - Federação EUROPARC, aquando da respectiva reunião datada de 17 de Dezembro de 2021.
Para o presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista, “este reconhecimento é o corolário de um profícuo trabalho que envolveu actores locais, públicos e privados, e que valoriza um território único e dotado de uma cultura e de uma identidade muito próprias”. “Estamos certos de que é mais um contributo, muito forte, para tornar esta região cada vez mais sustentável e diferenciada, para desenvolver a economia local e, naturalmente, para atrair ainda mais visitantes para o Alto Minho”, reconhece Manoel Batista.
Refira-se que a realização deste trabalho culminou com a apresentação do dossier de reavaliação da Carta Europeia de Turismo Sustentável do Alto Minho (CETS AM), com enfoque para a Estratégia de Desenvolvimento Turístico Sustentável e para o Plano de Acção para o período 2021-2024, a 31 de Maio de 2021, no Cineteatro de Vila Nova de Cerveira, no decurso da reunião do Fórum Permanente de Turismo Sustentável.
Submetido em Maio de 2021, o processo de reavaliação da Carta Europeia de Turismo Sustentável do Alto Minho foi posteriormente analisado, tendo sido proposta a renovação do certificado em Outubro do mesmo ano, na sequência de uma visita de um auditor da Federação EUROPARC ao Alto Minho.
A celebração da renovação deste galardão europeu decorreu ontem, no Parlamento Europeu, aquando da ECST & STAR Award Ceremony 2022, na qual o território do Alto Minho esteve representado, e que, pela primeira vez, para além de celebrar o sucesso dos destinos sustentáveis premiou empresas que neles operam. Assim, na qualidade de promotor da CETS do Alto Minho, a CIM Alto Minho recebeu o galardão de destino sustentável referente ao território, enquanto que a Exploreiberia, marca comercial da Elos da Monta- nha, recebeu o reconhecimento STAR Awards - Building my Community, pelo trabalho que, quer individualmente, quer em parceria, tem vindo a desenvolver no território do Alto Minho em prol do turismo sustentável.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho