Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Aluno da Carlos Amarante tem melhor média nacional
Sala da Criatividade incentiva à aprendizagem de forma lúdica

Aluno da Carlos Amarante tem melhor média nacional

Sessão solene marca início das comemorações dos 50 anos do Grupo Folclórico de São Paulo de Barroselas

Aluno da Carlos Amarante tem melhor média nacional

Ensino

2010-04-04 às 06h00

Paula Maia Paula Maia

André Miranda, que concluiu o ano lectivo passado o ensino secundário na Escola Carlos Amarante, obteve a melhor média nacional: 19,8 valores. O agora estudante de Medicina da Universidade do Minho refere que o segredo está forma como o tempo é gerido.

André Miranda, que o ano lectivo passado terminou o 12.º ano na Escola Secundária Carlos Amarante, é detentor da melhor média nacional de conclusão do ensino secundário.
André obteve uma média de 19,8 que lhe deu direito a subir ao pódio dos melhores alunos do país e a ser distinguido pelo Ministério da Educação.

Para além do diploma, o ex-aluno da Carlos Amarante, que frequenta o 1.º ano do curso de Medicina da Universidade do Minho, recebeu recentemente da tutela um diploma e um cheque no valor de quinhentos euros.
Desenganem-se aqueles que pensam que para obter esta média, André viveu os últimos anos somente para os livros, para os estudos.

O estudante revela que não tem nenhum segredo escondido na manga e faz aquilo que todos os jovens da sua idade mais gostam de fazer. Gosta de desporto, ir ao cinema com os amigos, de estar com a família, de descansar. “Acompanhava minimamente a matéria. Na altura dos exames estudava como toda a gente”, refere. E prossegue: “o que é particularmente importante é conseguir gerir o tempo. Acho que há tempo suficiente para fazer tudo, principalmente no ensino secundário onde a carga horária não é muito pesada, pelo menos comparativamente com a do ensino superior”, revela o ex-aluno da Carlos Amarante.

Confessa que tem uma aptidão natural para a área das ciências e, por isso, o interesse pela ma-téria era muito e natural.
“Adorava as ciências. Por isso segui essa área no ensino superior. Mas, penso também que os alunos têm de estabelecer objectivos e trabalhar para eles. Se ninguém tiver metas ou finalidades, dificilmente obterá resultados”, afirma o estudante.

E desde o 10.º ano que André estabeleceu metas. Pretendia estudar no estrangeiro, um sonho que ainda não está colocado de parte. “O objectivo é tirar o mestrado no estrangeiro, provavelmente nos Estados Unidos. É esse o meu grande objectivo”, diz.
No próximo Verão vai integra um intercâmbio científico, no Canadá. “A ideia é trabalhar num laboratório”, revela.

A importância do desporto, da família e dos amigos

André Miranda sempre gostou de praticar desporto, não só por uma questão de gosto,“mas também pelo bem-estar que proporciona”.
Durante muitos anos dedicou-se ao ténis, modalidade que praticava assiduamente. Hoje, dedica apenas algumas horas por semana.
Para além disso, destaca o bom ambiente que se vive da secundária Carlos Amarante, o apoio dos colegas, dos professores e da família

A frequentar o curso de Medicina, na Universidade do Minho, André Miranda sempre mostrou uma apetência para as ciências.
Sobre o curso, o estudante tece largos elogios. “É das melhores organizações possíveis num curso”.

Quanto ao futuro, as incertezas ainda são muitas. Confessa que como ainda não iniciou a parte clínica, a área da investigação é, neste momento, a que o mais fascina, mas esta não é uma decisão definitiva.

“Uma das razões porque optei pelo curso de Medicina de Braga foi pelo facto do curso oferecer uma forte componente laboratorial e permitir ambas as áreas. Esse é o meu objectivo a curto prazo, mas penso que a longo prazo será a área clínica”, diz André.
E dentro da área clínica, a preferência recai pela área da cirurgia, “talvez ligada ao des-porto”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.