Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Aluno da Escola D. Maria II destaca-se em olimpíadas
Rui Massena apresenta-se a solo no Theatro Circo

Aluno da Escola D. Maria II destaca-se em olimpíadas

Município de Esposende financia instalação de caixa Multibanco em Mar

Aluno da Escola D. Maria II destaca-se em olimpíadas

Ensino

2010-06-09 às 06h00

Redacção Redacção

João Pedro Lopes, aluno do 12.º ano da Escola Secundária D. Maria II, ficou em 2.º lugar nas Olimpíadas Nacionais de Astronomia.

No início eram mais de duas centenas de concorrentes. Agora, reduzidos a dez, realizaram a final das Olimpíadas Nacionais de Astronomia, que reuniu os melhores alunos do país em Torredeita (Viseu).

José Pedro Lopes, aluno do 12.º ano da Escola Secundária D. Maria II foi o 2.º classificado, trazendo para a cidade de Braga, pela primeira vez, um prémio nesta área.
O prémio foi de 900 euros destinados à aquisição de material de observação astronómica.

As Olimpíadas de 2010 mobilizaram, mais uma vez, os melhores alunos nos domínios da Física, da Matemática e da Química para mostrar os seus conhecimentos em Astronomia.
Inicialmente, foram quase 300 os alunos de cerca de 50 escolas do continente e ilhas, mas só dez conseguiram apurar-se para a final, que começou na passada sexta-feira, no Planetário de Torredeita.
Esta foi a quinta edição das Olimpíadas da Astronomia em Portugal.

Com as Olimpíadas de Astronomia pretende-se que os alunos compreendam melhor o que está por trás das descrições que aprendem nas aulas percebendo de que forma as noções de Física, de Química e de Matemática são usadas pelos astrónomos profissionais.

“Há seis meses percebia muito pouco de astronomia. Tive que trabalhar muito e agora estou mesmo muito feliz. O meu gosto pelo desconhecido, o desafio e sobretudo preciosa ajuda do professor João Paulo Vieira, que coordena o Clube de Astronomia da nossa Escola, foram o impulso que tornou possível este resultado”, refere o aluno José pedro Lopes, que aproveitou ainda para fazer os agradecimentos habituais: “Agradeço ao professor as muitas noitadas e as horas que dedicou à minha preparação. Agradeço ainda à professora Paula Passos, de Matemática, por me ter incentivado a participar e ao director da escola, Vasco Grilo, por ter acompanhado de muito perto e sempre de forma muito preocupada a minha participação nas olimpíadas”.

“As provas de Astronomia são muito interessantes pelo facto de termos de dominar conceitos da Física, da Matemática e da Química ao mesmo tempo. Trabalhar nesta área dá-nos uma melhor percepção da enormidade que existe por cima das nossas cabeças, possibilitando-nos perceber o funcionamento do universo. Por outro lado, foi também, para mim, uma excelente oportunidade competir ao lado dos melhores alunos de Portugal nos domínios da Física da Matemática e da Química. Alguns dos meus adversários representam mesmo Portugal nas Olimpíadas Internacionais de cada uma dessas áreas. O meu resultado demonstra que em Braga temos dos melhores alunos de Portugal. Espero que, no próximo ano, os meus colegas participem também neste evento”, sublinhou José Pedro.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho