Correio do Minho

Braga,

- +
Alunos de Paredes de Coura têm escola renovada
CM Socks ganha Prémio Inovação em Havana

Alunos de Paredes de Coura têm escola renovada

Riba de Ave reclama respostas do ensino público até ao 12.º ano na vila

Alunos de Paredes de Coura têm escola renovada

As Nossas Escolas

2019-09-11 às 12h44

Redacção Redacção

Escola Básica e Secundária renovada recebe os alunos de Paredes de Coura neste arranque de ano lectivo. Investimento foi de 2,5 milhões de euros.

Em Paredes de Coura, o arranque do ano lectivo fica marcado pela entrada em funcionamento da renovada Escola Básica e Secundária, que foi alvo de uma intervenção que custou cerca de 2,5 milhões de euros.
O investimento foi realizado ao abrigo do Programa Operacional Portugal 2020, no âmbito da Assinatura dos Acordos de Colaboração para a Modernização das Escolas sob o patrocínio do Ministério da Educação.
Esta escola, para além de albergar os alunos do ensino obrigatório, também conta com cerca de 100 alunos do ensino articulado que frequentam o curso básico de Música através de um protocolo de colaboração celebrado entre a Câmara de Paredes de Coura, a Academia de Música de Viana do Castelo e o Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura.

O novo equipamento está dotado de 33 salas, sendo que oito correspondem a laboratórios, TIC e expressão dramática, e duas salas de grandes grupos dedicadas a actividades conjuntas, pelo que no que respeita às salas de aula estas são 23.
À semelhança dos últimos anos, o Município continua a garantir que os alunos tenham progressivamente acesso ao ensino da Música desde a creche até ao 9.º ano de escolaridade.
“Com o ensino da Música, cujas vantagens são conhecidas, reforçamos a componente humanista, estimulamos a criatividade, a capacidade de trabalhar em grupo e, sobretudo, a capacidade de ouvir e respeitar os pares”, observa o presidente da Câmara de Paredes de Coura, cuja autarquia também faculta aos alunos courenses a possibilidade de assistir aos denominados ‘concertos para a família’ e participar num vasto programa de actividades promovidas pelo serviço educativo do município e que contam com a ampla participação da população.

Vítor Paulo pereira sustenta que este é “um investimento da maior importância, tanto mais que o ensino da Música Clássica bem como do Inglês contribui para o sucesso a todos os níveis”. O edil não esconde o orgulho por poder “garantir o acesso de todas as crianças desde a creche a aprendizagens e vivências que implicam despesas impossíveis de suportar para algumas famílias”. 
Além da música, o Município garante ainda em todos os estabelecimentos do pré-escolar o ensino do Inglês, sem qualquer custo para as famílias.
Ainda no campo do serviço educativo, Paredes de Coura também faculta música para bebés nas creches com a periodicidade quinzenal.

Deixa o teu comentário

Últimas As Nossas Escolas

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.