Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Alunos de seis países europeus partilham boas práticas
Campeões famalicenses homenageados em noite de gala

Alunos de seis países europeus partilham boas práticas

Viana do Castelo celebra canonização de Frei Bartolomeu dos Mártires

Alunos de seis países europeus partilham boas práticas

As Nossas Escolas

2019-03-13 às 09h12

Patrícia Sousa Patrícia Sousa

LoL (literacia on line é o nome do projecto Erasmus, que envolve a Alfacoop e escolas de Espanha, Itália, Eslovénia, República Checa e Chipre. Durante esta semana, escola de Braga acolhe 32 alunos.

Alunos da República Checa, Chipre, Eslovénia, Itália e Espanha estão por estes dias na Alfacoop - Externato Infante D. Henrique, em Ruílhe, no âmbito do projecto LoL (literacia on line).
Depois do projecto já ter ‘passado’ pela República Checa o ano passado, desta vez é a escola portuguesa a acolher 32 alunos.

Manuela Teixeira, directora pedagógica da Alfacoop, lembrou que a cooperativa de ensino já tem “experiência” de Erasmus, sendo que os alunos da casa já estiveram uma semana na República Checa. Durante esta semana, “os jovens vão participar em inúmeras actividades, vão assistir a aulas práticas, vão apresentar trabalhos relacionados com a temática do projecto e vão ter ainda oportunidade de conhecer as cidades de Braga e do Porto”, contou aquela responsável, confidenciando que os alunos da República Checa e da Eslovénia fizeram ainda um “pedido especial”: ver o mar.
“Foi uma emoção quando as nossas famílias receberam os alunos”, confessou.

Madalena Vieira, mãe de uma aluna do 10.º ano, é uma das famílias de acolhimento. “É a primeira experiência que temos do género, mas a recepção foi um momento delicioso e de partilha. Tenho a sorte de retribuir a hospedagem que a minha filha teve na República Checa e estamos a acolher em casa uma estudante desse país”, contou aquela mãe, admitindo que sente “uma responsabilidade maior de bem receber”. A família pretende levar a jovem a passear ao final do dia ao centro da cidade de Braga e ir até ao Bom Jesus. Mas há mais. “Na quinta-feira o dia é dedicado às famílias e nós vamos levar a nossa hóspede a ver o mar”, assegurou.
Também o vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Firmino Marques, marcou presença na recepção aos alunos de Erasmus, destacando a importância cada vez maior destas iniciativas. “Temos que fazer parte de um todo aprendendo e ensinando boas práticas de toda a Europa”, apelou. E Firmino Marques referiu que estes projectos são também “uma oportunidade para os alunos perceberem a importância do universo dos países europeus e as diferentes práticas pedagógicas”.
Este “despertar” para o espaço europeu é, ainda de acordo com o vice-presidente, “fundamental”. “Esta partilha é uma necessidade absoluta em todas as áreas, não só na económica e política, mas sobretudo, na educação”, afirmou.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.