Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Alunos desafiados a pensarem futuro da Escola Superior Agrária
Minho dominou itens estatísticos da I Liga

Alunos desafiados a pensarem futuro da Escola Superior Agrária

Arcos de Valdevez: 'Fumo dos Dias' mostra retrato dos quotidiano da comunidade cigana

Alunos desafiados a pensarem futuro da Escola Superior Agrária

Ensino

2019-12-03 às 06h00

Miguel Viana Miguel Viana

Mensagem foi transmitida pelo presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e pela presidente da Escola Superior Agrária (ESA) nas comemorações dos 34 anos do estabelecimento de ensino localizado em Ponte de Lima.

Os alunos da Escola Superior Agrária (ESA) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), sediada em Ponte de Lima, foram desafiados a pensarem sobre o futuro da instituição.
O desafio foi lançado pelo presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, nas comemorações dos 34 anos da ESA.
Carlos Rodrigues frisou que “a escola está de parabéns pelo tipo de formação que tem” e por ter adaptado a formação “às necessidades da sociedade”. Contudo, ainda há um caminho a percorrer no futuro. “Temos um trabalho importante para fazer. Vamos que ter que ser muito pro-activos no sentido de sermos o mais acertivos possível”, revelou Carlos Rodrigues, frisando que é necessário reflectir sobre o tipo de formação mais adequado, a relação entre a formação e a investigação e o tipo de investigação a fazer”.

O presidente do IPVC desafiou ainda a comunidade da ESA a contribuir para a elaboração do plano estratégico do IPVC.
A directora da ESA, Isabel Valin, recordou a história da instituição e desafiou os alunos a serem mais pro-activos.
“Apelo à necessidade de manter um espírito participativo.”
A responsável revelou ainda que “a componente de formação tem vindo a fortalecer-se com investimentos. em equipamentos e infraestruturas nas áreas de da biotecnologia na engenharia informática, nas tecnologias ambientais ou na enfermagem veterinária”.
A escola tem, actualmente, cerca de 500 alunos,quatro licenciaturas e três mestrados, sendo que nos 34 anos de existência já formou mais de dois mil alunos.

Escola Agrária com projectos para a comunidade

A criação de uma clínica de enfermagem veterinária é uma das apostas da Escola Superior Agrária (ESA) para um futuro próximo. O anúncio foi feito pela directora da ESA, Isabel Valin, à margem das comemorações dos 34 anos de existência da escola. assinalados ontem.
A clínica vai também servir a população da área envolvente. “A clínica veterinária tem uma forte componente formativa. No âmbito dessa formação, será alargada ao apoio à comunidade”, destacou a presidente da ESA. Isabel Valin, destacou ainda que estão em curso mais projectos considerados essenciais para o estabelecimento de ensino.

“Estamos a consolidar alguns dos projectos, nomeadamente a nível dos equipamentos, acabamos de inaugurar uma adega experimental. Continuamos com um forte investimento na área da Geoinformática e do ordenamento do território. São todas infraestruturas que vão ao encontro do desenvolvimento regional.”
A responsável indicou ainda que estão a ser desenvolvidos projectos na vertente dos recursos endógenos. “Cabe-me destacar vários projectos nessa área. Na viticultura, com as castas do Alvarinho e do Loureiro, e na fruticultura”, destacou Isabel Valin.

Ainda em matéria de investimentos, o presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, anunciou, também à margem do aniversário, a realização de melhorias nos edifícios da Escola Superior Agraria. O investimento ronda um milhão de euros. “É um projecto para a requalificação energética da escola. O edifício é monumental e está a precisar de alguns trabalhos, e vamos fazer a intervenção, quer no edifício principal, quer na residência dos estudantes”, revelou Carlos Rodrigues.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho