Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Alunos do 2.º ciclo de Real vencem concurso de Educação Financeira
‘O Mundo ao Contrário’ volta a Paredes de Coura

Alunos do 2.º ciclo de Real vencem concurso de Educação Financeira

Guerreiros do Minho cabeças-de-série no sorteio da Liga Europa

As Nossas Escolas

2019-06-19 às 08h05

Redacção

Turma 5.º E foi a vencedora do 2.º ciclo do concurso ‘No Poupar é que está o?ganho’, promovida pela Fundação Dr. António Cupertino Miranda.

Os alunos do 5.º E da EB 2,3 de Real foram os grandes vencedores da 9.ª edição do projecto ‘No poupar é que está o ganho!’, um projecto promovido pela Fundação Dr. António Cupertino Miranda, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Cávado, e que abrange escolas de todo o país.
As 19 turmas que passaram à final apresentaram os seus trabalhos, sendo que os grandes vencedores na categoria 2º ciclo foram os alunos do 5.º ano da EB 2,3 de Real.
A sessão solene de encerramento desta 9.º edição decorreu a semana passada, com a entrega de prémios aos vencedores.

Em 2019 o projecto foi implementado junto de 265 alunos de 12 turmas do concelho. Com a adesão a este projecto, o Município de Braga procura sensibilizar crianças e jovens para o despertar de hábitos de poupança e de consumo responsáveis, ajudando-os a adquirir competências financeiras que lhes permitam a tomada de decisões correctas e informadas no futuro.
Lídia Dias, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga, manifestou o “agrado e sentimento de orgulho” que o Município observa o enorme sucesso da implementação do projecto nas escolas de Braga. “A participação neste projecto é sinónimo do empenho na transmissão de bases no âmbito da literacia financeira que se figura como ferramenta que informa e capacita, através da disponibilização de diversos recursos pedagógicos, para o uso do dinheiro e contribuir para a criação de uma nova geração de consumidores informados”, referiu Lídia Dias, acrescentando que, no culminar de mais um ano lectivo, “é com sentimento de dever cumprido que assistimos à conquista de uma das nossas turmas na final.”

‘No poupar é que está o ganho’ é um projecto de continuidade, com a duração de um ano lectivo, que visa transmitir aos alunos do pré-escolar, ensino básico e secundário conhecimentos de educação financeira, para que se consciencializem da importância do dinheiro e possam adquirir competências que lhes permitam a tomada de decisões correctas e informadas no futuro, contribuindo para que sejam consumidores mais responsáveis.
Este projecto vai de encontro aos objectivos e temas definidos no Referencial de Educação Financeira promovido pelo Plano Nacional de Formação Financeira e pelo Ministério da Educação e dá resposta à necessidade de formação sentida pelos professores que, desde o ano passado, viram a educação financeira ser incluída no âmbito do curriculum nacional.
Inclui formação aos professores, visita ao Museu do Papel Moeda e acesso a uma plataforma de e-learning, tanto para os professores como para os alunos inscritos, que disponibiliza todos os conteúdos programáticos e adequados a cada ciclo.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.