Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Alunos do 2.º ciclo de Real vencem concurso de Educação Financeira
‘Março com Sabores do Mar’ com exposição em Esposende

Alunos do 2.º ciclo de Real vencem concurso de Educação Financeira

Xutos e Ana Moura no cartaz da Festa das Cruzes 2024

Alunos do 2.º ciclo  de Real vencem concurso de Educação Financeira

As Nossas Escolas

2019-06-19 às 08h05

Redacção Redacção

Turma 5.º E foi a vencedora do 2.º ciclo do concurso ‘No Poupar é que está o?ganho’, promovida pela Fundação Dr. António Cupertino Miranda.

Citação

Os alunos do 5.º E da EB 2,3 de Real foram os grandes vencedores da 9.ª edição do projecto ‘No poupar é que está o ganho!’, um projecto promovido pela Fundação Dr. António Cupertino Miranda, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Cávado, e que abrange escolas de todo o país.
As 19 turmas que passaram à final apresentaram os seus trabalhos, sendo que os grandes vencedores na categoria 2º ciclo foram os alunos do 5.º ano da EB 2,3 de Real.
A sessão solene de encerramento desta 9.º edição decorreu a semana passada, com a entrega de prémios aos vencedores.

Em 2019 o projecto foi implementado junto de 265 alunos de 12 turmas do concelho. Com a adesão a este projecto, o Município de Braga procura sensibilizar crianças e jovens para o despertar de hábitos de poupança e de consumo responsáveis, ajudando-os a adquirir competências financeiras que lhes permitam a tomada de decisões correctas e informadas no futuro.
Lídia Dias, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga, manifestou o “agrado e sentimento de orgulho” que o Município observa o enorme sucesso da implementação do projecto nas escolas de Braga. “A participação neste projecto é sinónimo do empenho na transmissão de bases no âmbito da literacia financeira que se figura como ferramenta que informa e capacita, através da disponibilização de diversos recursos pedagógicos, para o uso do dinheiro e contribuir para a criação de uma nova geração de consumidores informados”, referiu Lídia Dias, acrescentando que, no culminar de mais um ano lectivo, “é com sentimento de dever cumprido que assistimos à conquista de uma das nossas turmas na final.”

‘No poupar é que está o ganho’ é um projecto de continuidade, com a duração de um ano lectivo, que visa transmitir aos alunos do pré-escolar, ensino básico e secundário conhecimentos de educação financeira, para que se consciencializem da importância do dinheiro e possam adquirir competências que lhes permitam a tomada de decisões correctas e informadas no futuro, contribuindo para que sejam consumidores mais responsáveis.
Este projecto vai de encontro aos objectivos e temas definidos no Referencial de Educação Financeira promovido pelo Plano Nacional de Formação Financeira e pelo Ministério da Educação e dá resposta à necessidade de formação sentida pelos professores que, desde o ano passado, viram a educação financeira ser incluída no âmbito do curriculum nacional.
Inclui formação aos professores, visita ao Museu do Papel Moeda e acesso a uma plataforma de e-learning, tanto para os professores como para os alunos inscritos, que disponibiliza todos os conteúdos programáticos e adequados a cada ciclo.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho