Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Alunos do AE Carlos Amarante estagiaram em Espanha
Assembleia Municipal Jovem tomou posse com o intuito de promover cidadania ativa

Alunos do AE Carlos Amarante estagiaram em Espanha

Gabinete de Apoio ao Cuidador Informal da Póvoa de Lanhoso novamente reconhecido pela Rede

Alunos do AE Carlos Amarante estagiaram em Espanha

Ensino

2023-10-22 às 09h40

Redacção Redacção

O Projecto Erasmus+ KA121 - ‘Além fronteiras’ levou 21 alunos dos Cursos Profissionais do AE Carlos Amarante a estagiar em diversas cidades de Espanha.

Citação

No âmbito do Projecto Erasmus+ KA121 - ‘Além fronteiras’, 21 alunos do 11.º e 12.º anos dos Cursos Profissionais Técnicos de Programador de Informática, de Design Industrial, de Produção em Metalomecânica e de Desporto, do Agrupamento de Escolas (AE) Carlos Amarante tiveram a oportunidade de estagiar em Espanha, nas cidades de Barcelona, Granada e Ourense por um período de um a dois meses e meio.
Esta experiência permitiu que os alunos aplicassem e desenvolvessem as aprendizagens adquiridas ao longo da sua formação, em empresas da sua área, e pudessem, também, aperfeiçoar competências relevantes ao nível da comunicação, das línguas estrangeiras, do vocabulário profissional, bem como ter a oportunidade de conhecer colegas de diferentes nacionalidades dentro da União Europeia (UE). Ao mesmo tempo, usufruíram de belíssimos locais, como por exemplo, a cidade de Barcelona, a cidade de Granada e a cidade de Ourense. Oportunidades excepcionais não só ao nível académico, mas também cultural.
A língua, que poderia ser um obstáculo, “não o foi para os nossos alunos”, garantiu a directora do Agrupamento, Hortense Santos. “Todos eles conseguiram ultrapassar esta dificuldade comunicando com mais ou menos à vontade, mas com a certeza de que todos trouxeram na sua bagagem um vocabulário mais rico da língua de nuestros hermanos”.
Ainda no âmbito deste projecto, três professoras participaram em actividades de ‘Job Shadowing’ em Milão. Também para as docentes, a experiência foi muito especial e enriquecedora. Permitiu-lhes desenvolver competências pessoais e profissionais, conhecer as práticas, as políticas e os sistemas educativos de outros países da UE e o funcionamento e as práticas pedagógicas duma escola que, tal como a Escola Secundária Carlos Amarante, ministra cursos do ensino profissional. Partilharam experiências, conhecimentos, metodologias, processos de avaliação, etc. e ainda planearam o desenvolvimento de futuros projectos em conjunto.
A visita à cidade de Milão permitiu-lhes conhecer o mercado de trabalho local, onde os alunos do ensino profissional poderão realizar a formação em contexto de trabalho, através da realização de visitas a empresas da região.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho