Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Alunos do Colégio Alfacoop com ideias que podem dar negócios
Serviço Educativo de Braga Media Arts com mais de 20 actividades entre Setembro e Dezembro

Alunos do Colégio Alfacoop com ideias que podem dar negócios

Portugal decide hoje inédita passagem aos quartos, mas não depende de si...

Alunos do Colégio Alfacoop com ideias que podem dar negócios

As Nossas Escolas

2025-06-26 às 06h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Cooperativa de Ensino Alfacoop lançou o concurso ‘A minha ideia dava um negócio’. Alunos do 3.º ciclo do ensino básico desenvolveram espírito empreendedor.

Citação

‘Tech for school’ foi o projecto vencedor da iniciativa ‘A minha ideia dava um negócio’ lançado pela Cooperativa de Ensino Alfacoop junto dos alunos do 3.º ciclo do Colégio Alfacoop.
Constancia, Inês e João receberam ontem 500 euros para desenvolverem a ideia de negócio que apresentaram para melhorar a gestão de um estabelecimento de ensino e apoiar o estudo.
Ontem, os três jovens empreendedores explicaram que ‘Tech for school’ visa desenvolver um software para melhorar a gestão de uma escola, oferencendo também uma aplicação com recursos e dicas que ajudem à melhoria do rendimento escolar.

O júri de ‘A minha ideia dava um negócio’ reconheceu, igualmente, a valia dos projectos 2.º e 3.º classificados, os quais beneficiarão de apoio logístico da Cooperativa Alfacoop para o seu desenvolvimento futuro.
Marta e Francisca, duas das promotoras de ‘Emoções à mesa’, explicaram que a ideia é desenvolver uma aplicação que associe o estado de espírito à escolha dos alimentos, defendendo que a selecção de uma refeição pode melhorar o estado emocional. Os três promotores desta ideia têm a esperança de que, no futuro, a mesma se transforme num negócio.
O aluno João Maria pretende concretizar em negócio a ideia ‘Ecolume’ de aproveitamento de resíduos para a produção de energia limpa.

Ana e Benedita, com a ideia de negócio ‘Aurum’, pretendem desenvolver uma plataforma digital para a melhoria da saúde mental, nomeadamente em situações de burnout, depressão ou ansiedade.
Sérgio Lino, presidente da Cooperativa de Ensino Alfacoop, destacou ontem, na entrega do prémio, que o propósito de ‘A minha ideia dava um negócio’, desafio lançado à comunidade educativa do Colégio sediado na freguesia de Ruílhe é “desenvolver a literacia financeira dos alunos” e estimular o seu espírito empreendedor através da elaboração de planos de negócio.
“A cooperativa dispõe de uma pequena reserva para apoiar estas ideias de negócio”, adiantou este responsável, esperando que o incentivo financeiro atribuído seja aplicado no desenvolvimento e concretização, daqui a alguns anos, das ideias vencedoras. Nesta fase, os alunos do Colégio Alfacoop são estimulados à procura de conhecimento para formatarem ideias que poderão vir a ser viabilizadas como negócios.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho