Portugal decide hoje inédita passagem aos quartos, mas não depende de si...
2025-06-26 às 06h00
Cooperativa de Ensino Alfacoop lançou o concurso ‘A minha ideia dava um negócio’. Alunos do 3.º ciclo do ensino básico desenvolveram espírito empreendedor.
‘Tech for school’ foi o projecto vencedor da iniciativa ‘A minha ideia dava um negócio’ lançado pela Cooperativa de Ensino Alfacoop junto dos alunos do 3.º ciclo do Colégio Alfacoop.
Constancia, Inês e João receberam ontem 500 euros para desenvolverem a ideia de negócio que apresentaram para melhorar a gestão de um estabelecimento de ensino e apoiar o estudo.
Ontem, os três jovens empreendedores explicaram que ‘Tech for school’ visa desenvolver um software para melhorar a gestão de uma escola, oferencendo também uma aplicação com recursos e dicas que ajudem à melhoria do rendimento escolar.
O júri de ‘A minha ideia dava um negócio’ reconheceu, igualmente, a valia dos projectos 2.º e 3.º classificados, os quais beneficiarão de apoio logístico da Cooperativa Alfacoop para o seu desenvolvimento futuro.
Marta e Francisca, duas das promotoras de ‘Emoções à mesa’, explicaram que a ideia é desenvolver uma aplicação que associe o estado de espírito à escolha dos alimentos, defendendo que a selecção de uma refeição pode melhorar o estado emocional. Os três promotores desta ideia têm a esperança de que, no futuro, a mesma se transforme num negócio.
O aluno João Maria pretende concretizar em negócio a ideia ‘Ecolume’ de aproveitamento de resíduos para a produção de energia limpa.
Ana e Benedita, com a ideia de negócio ‘Aurum’, pretendem desenvolver uma plataforma digital para a melhoria da saúde mental, nomeadamente em situações de burnout, depressão ou ansiedade.
Sérgio Lino, presidente da Cooperativa de Ensino Alfacoop, destacou ontem, na entrega do prémio, que o propósito de ‘A minha ideia dava um negócio’, desafio lançado à comunidade educativa do Colégio sediado na freguesia de Ruílhe é “desenvolver a literacia financeira dos alunos” e estimular o seu espírito empreendedor através da elaboração de planos de negócio.
“A cooperativa dispõe de uma pequena reserva para apoiar estas ideias de negócio”, adiantou este responsável, esperando que o incentivo financeiro atribuído seja aplicado no desenvolvimento e concretização, daqui a alguns anos, das ideias vencedoras. Nesta fase, os alunos do Colégio Alfacoop são estimulados à procura de conhecimento para formatarem ideias que poderão vir a ser viabilizadas como negócios.
11 Junho 2025
07 Junho 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário