Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Alunos famalicenses recebem prémio MEDEA das mãos do Nobel da Física 2016
Famalicão cria novas áreas de reabilitação urbana em Joane e no eixo Bairro-Delães

Alunos famalicenses recebem prémio MEDEA das mãos do Nobel da Física 2016

Associações de Braga desenvolvem projectos de promoção da cidadania europeia

As Nossas Escolas

2018-09-17 às 11h34

Redacção

Duas equipas do Agrupamento de Escolas Camilo?Castelo Branco foram distinguidas com duas menções honrosas no projecto nacional MEDEA, que mede os campos electromagnéticos no ambiente. O cientista inglês Michael Kosterlitz entregou os prémios.

Os alunos do 11.º e 12.º anos do Curso de Ciências e Tecnologias do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, de Vila Nova de Famalicão, foram distinguidos, pelo segundo ano consecutivo, no projecto MEDEA.
Depois de no ano anterior terem conquistado uma menção honrosa, duas das equipas concorrentes na edição de 2018 foram distinguidas com as duas menções honrosas atribuídas no concurso, entre centenas de participantes a nível nacional.

O projecto MEDEA consiste na medição dos campos electromagnéticos no ambiente, numa parceria entre a Sociedade Portuguesa de Física (SPF) e Redes Energéticas Nacionais (REN), realizado por alunos de várias escolas secundárias, profissionais e de ensino superior do país. Através deste projecto os alunos, para além de adquirirem um maior conhecimento científico e desenvolverem o espírito crítico, são também desafiados a procurar informação cientificamente credível sobre os eventuais efeitos dos campos electromagnéticos na saúde humana.

A cerimónia de entrega de prémios decorreu durante a 21ª Conferencia Nacional de Física e 28.º Encontro Ibérico para o Ensino da Física que se realizou na Covilhã. Os responsáveis da SPF e da REN salientaram a qualidade dos trabalhos vencedores e agradeceram o envolvimento dos jovens e professores. A entrega de prémios teve como figura de destaque o prémio Nobel da Física 2016, o cientista inglês J. Michael Kosterlitz, que procedeu à entrega dos mesmos aos alunos do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco. Um momento único para os alunos que tiveram oportunidade de estar com um cientista que foi reconhecido como um dos melhores do mundo em diferentes áreas da física.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.