Rio aponta inovação como fonte de resiliência dos territórios
2019-07-10 às 18h23
População sénior regista poucos casos problemáticos
“É com muita satisfação que registo que Amares é um concelho com muito poucos incidentes no que diz respeito à população sénior”. A frase foi proferida pela provedora do idoso do concelho, Gracinda Faustino, no decorrer de um seminário promovido, durante a tarde de ontem, com o intuito de apresentar os resultados do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nesta matéria desde a criação desta figura intermediária, que tem como missão assegurar a promoção da qualidade de vida e a defesa dos direitos das pessoas idosas em articulação com a Comissão de Proteção ao Idoso. Uma conclusão que enche de alegria o presidente de Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, e a vereadora da Ação Social, unânimes em reconhecer a “dedicação” da provedora e dos técnicos que trabalham no terreno com esta faixa etária da população.
“ A sra. provedora tem feito um trabalho notável que registamos com muito agrado. É de louvar a sua entrega a esta causa, bem como a de todos os colaboradores do Município e de instituições parceiras que no seu dia-a-dia trabalham em proximidade com os nossos seniores, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida e participação mais ativa nas políticas municipais e na vida em sociedade”, sublinhou Manuel Moreira, deixando, ainda, uma palavra de apreço à vereadora da Ação Social do Município de Amares, que abraçou mais este projeto no seu pelouro.
“ Esta é uma franja da sociedade que mos merce muita atenção e a qual vamos continuar a acompanhar de perto de forma a responder às suas necessidades”, acrescentou.
Também a vereadora Cidália Abreu, a quem coube a abertura do seminário, se congratulou com “o papel determinante” e a forma “eficaz” como a rede social do concelho de Amares, a par da provedora do idoso, tem trabalhado as questões relacionadas com os seniores e que tem, na sua opinião, contribuído para uma população sénior “mais ativa, mais dotada de novas competências e saberes e mais feliz”.
Quanto a Gracinda Faustino, com um brilho nos olhos a revelar a forma apaixonada como se dedica a esta e a outras missões em prol da sociedade, enalteceu a figura das pessoas de idade mais avançada. “Os idosos são uma enciclopédia, merecem todo o carinho e respeito. Representam o presente e um conjunto de saberes que devem ser valorizados e satisfaz-me muito não haver muitos incidentes neste concelho. Os poucos casos com que nos deparamos são, muitas vezes, questões familiares fáceis de resolver”, indicou, acrescentando que vai continuar a trabalhar com o mesmo empenho para levar a sua missão “a bom porto”.
Lembrando que a população sénior é um grupo profundamente heterogéneo e de maior vulnerabilidade que necessita de vigilância o presidente da Comissão de Proteção ao Idoso, Carlos Branco, considerou, neste domínio o “notável e inexcedível” trabalho da provedora Gracinda e do Município de Amares, em contacto permanente e articulação com as instituições concelhias, as quais na opinião do presidente do município amarense desenvolvem um trabalho de excelência.
O Seminário de Apresentação de Resultados do Provedor do Idoso de Amares contou com uma caracterização inicial do concelho, seguida da apresentação de vários projetos que estão a ser desenvolvidos no âmbito da terceira idade como é o caso do PAIMA – Projeto de Apoio aos Idosos do Município de Amares, Clic@r na Melhor Idade, e Luz de Presença, apresentados por Adolfo Barros, Marlene Lima e Liliana Brandão, respetivamente. A anteceder estas comunicações, a presidente do ISAVE, Mafalda Duarte, falou sobre a temática “Saber Envelhecer.”
27 Fevereiro 2021
26 Fevereiro 2021
Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso apoia o sector da restauração
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário