Correio do Minho

Braga,

- +
Amares apresentou resultados do provedor do idoso
Conselho Municipal da Juventude reuniu por videoconferência para fazer balanço do ano

Amares apresentou resultados do provedor do idoso

Rio aponta inovação como fonte de resiliência dos territórios

Amares apresentou resultados do provedor do idoso

Cávado

2019-07-10 às 18h23

Redacção Redacção

População sénior regista poucos casos problemáticos

“É com muita satisfação que registo que Amares é um concelho com muito poucos incidentes no que diz respeito à população sénior”. A frase foi proferida pela provedora do idoso do concelho, Gracinda Faustino, no decorrer de um seminário promovido, durante a tarde de ontem, com o intuito de apresentar os resultados do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nesta matéria desde a criação desta figura intermediária, que tem como missão assegurar a promoção da qualidade de vida e a defesa dos direitos das pessoas idosas em articulação com a Comissão de Proteção ao Idoso. Uma conclusão que enche de alegria o presidente de Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, e a vereadora da Ação Social, unânimes em reconhecer a “dedicação” da provedora e dos técnicos que trabalham no terreno com esta faixa etária da população.

“ A sra. provedora tem feito um trabalho notável que registamos com muito agrado. É de louvar a sua entrega a esta causa, bem como a de todos os colaboradores do Município e de instituições parceiras que no seu dia-a-dia trabalham em proximidade com os nossos seniores, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida e participação mais ativa nas políticas municipais e na vida em sociedade”, sublinhou Manuel Moreira, deixando, ainda, uma palavra de apreço à vereadora da Ação Social do Município de Amares, que abraçou mais este projeto no seu pelouro.
“ Esta é uma franja da sociedade que mos merce muita atenção e a qual vamos continuar a acompanhar de perto de forma a responder às suas necessidades”, acrescentou.
Também a vereadora Cidália Abreu, a quem coube a abertura do seminário, se congratulou com “o papel determinante” e a forma “eficaz” como a rede social do concelho de Amares, a par da provedora do idoso, tem trabalhado as questões relacionadas com os seniores e que tem, na sua opinião, contribuído para uma população sénior “mais ativa, mais dotada de novas competências e saberes e mais feliz”.
Quanto a Gracinda Faustino, com um brilho nos olhos a revelar a forma apaixonada como se dedica a esta e a outras missões em prol da sociedade, enalteceu a figura das pessoas de idade mais avançada. “Os idosos são uma enciclopédia, merecem todo o carinho e respeito. Representam o presente e um conjunto de saberes que devem ser valorizados e satisfaz-me muito não haver muitos incidentes neste concelho. Os poucos casos com que nos deparamos são, muitas vezes, questões familiares fáceis de resolver”, indicou, acrescentando que vai continuar a trabalhar com o mesmo empenho para levar a sua missão “a bom porto”.
Lembrando que a população sénior é um grupo profundamente heterogéneo e de maior vulnerabilidade que necessita de vigilância o presidente da Comissão de Proteção ao Idoso, Carlos Branco,  considerou, neste domínio o “notável e inexcedível” trabalho da provedora Gracinda e do Município de Amares, em contacto permanente e articulação com as instituições concelhias, as quais na opinião do presidente do município amarense desenvolvem um trabalho de excelência.
O Seminário de Apresentação de Resultados do Provedor do Idoso de Amares contou com uma caracterização inicial do concelho, seguida da apresentação de vários projetos que estão a ser desenvolvidos no âmbito da terceira idade como é o caso do PAIMA – Projeto de Apoio aos Idosos do Município de Amares, Clic@r na Melhor Idade, e Luz de Presença, apresentados por Adolfo Barros, Marlene Lima e Liliana Brandão, respetivamente. A anteceder estas comunicações, a presidente do ISAVE, Mafalda Duarte, falou sobre a temática “Saber Envelhecer.”

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho