Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Amares: Livro promove Abadia como destino de cultura, história e natureza
CDP Awards Europe: Guimarães foi a única cidade portuguesa premiada

Amares: Livro promove Abadia como destino de cultura, história e natureza

PS acusa “falta de coordenação” nas obras municipais

Amares: Livro promove Abadia como destino de cultura, história e natureza

Cávado

2021-01-27 às 08h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Câmara de Amares acaba de editar um livro dedicado ao Santuário da Abadia, em Bouro Santa Maria. A obra promove, ao longo de 110 páginas, um destino de cultura, história e natureza.

Citação

Promover a Abadia como um destino que reúne cultura, história, paz e natureza é o objectivo do livro que a Câmara de Amares acaba de editar. Intitulado ‘Abadia - Santuário Nossa Senhora da Abadia’, a obra apresenta-se como um roteiro que deslumbra o leitor com esplendor do património natural e edificado na freguesia de Bouro Santa Maria.
Ao longo de 110 páginas, o livro divulga mais de uma centena de imagens que retratam o esplendor do emblemático santuário da Abadia.
“Quer seja por devoção religiosa ou por uma relação com a natureza, os autores do livro convidam a visitar a Abadia, explo- rando os seus calvários, conhecendo o santuário e usufruindo de toda a sua envolvente natural”, explica a autarquia no texto de apresentação desta obra.
O roteiro começa pela apresentação dos calvários que, cerca de um quilómetro antes do Santuário da Abadia, avistam-se no percurso. são conhecidos popularmente como os ‘Calvários da Senhora da Abadia’ ou ‘Calvários de Belém’. São 15 as capelas, que correspondem aos Caminhos da ‘Paixão de Cristo’ e da ‘Vida de Maria’, e são de visita “obrigatória, quer seja em peregrinação, quer pelo puro usufruto da natureza”.
Além da descrição em texto das diversas cenas representadas nas capelas, estas são retratadas com fotografias de pormenor das inúmeras esculturas centenárias em tamanho real, que se encontram no seu interior.
Com a chegada ao Santuário, é apresentada a lenda do aparecimento da imagem da Virgem Maria sob um penedo, que está na origem da construção do Mosteiro; inicialmente, como um ermida e, mais tarde, “julga-se que, na sequência da visita do prelado bracarense D. Maurício Burdino, este mandou construir a primitiva igreja de pedra lavrada”.
O ‘Mosteiro nas Montanhas’ protagoniza o terceiro capítulo da obra. Detalha, com recurso a texto e fotografias, o edifício do Santuário de Nossa Senhora da Abadia, “considerado por muitos o santuário mariano mais antigo da Península Ibérica”.
No final, é sugerido um passeio pelas montanhas da Abadia, nas quais se revelam “segredos guardados pela natureza”, como as cascatas, as quedas de água e as lagoas, que caracterizam toda aquela área circundante da Abadia, integrada na Rede Natura 2000, num trabalho que contou com as fotografias de Carlos Alberto Cardoso e textos de Isabel Castro.
Citado no comunicado, o presidente da Câmara de Amares, Manuel Moreira, realça que “numa altura em que o mundo anseia por um regresso à normalidade, que será sempre mais cauteloso, a natureza é vista como um local de destino que garante segurança. Por isso, este é o momento oportuno para lançar esta obra de promoção turística, cultural e religiosa, dando a conhecer a Abadia e valorizando todo o seu património natural e edificado”.
O livro, co-financiado pelo Programa Operacional Norte 2020, pode ser acedido de forma gratuita e digital, no site do Município em www.amares.pt.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho