HC Braga empata com SC Tomar (2-2)
2024-11-07 às 06h00
A introdução de simuladores clínicos, o reforço de parcerias e a consolidação em termos internacionais, são as principais apostas da nova presidência da Escola de Enfermagem para o triénio 2024 -2027.
Ana Paula Macedo assumiu ontem a presidência da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho. Tem como vice-presidentes Odete Araújo (para a área de Investigação) e Rui Pereira (nas vertentes de Pedagogia e Internacionalização).
Entre os desafios a enfrentar pela equipa directiva, no trénio de 2024-2027 está a formação de profissionais de enfermagem.
“Temos o desafio da inovação pedagógica, da prática de enfermagem e das parcerias estratégicas. São estes os pilares mais importantes deste mandato. Em termos de inovação pedagógica, temos a introdução da simulação clínica e dos laboratórios. É a simulação avançada, que dá apoio aos profissionais de enfermagem e aos nossos estudantes”, indicou Ana Paula Macedo.
Ao nível do equipamento, a aposta vai para os simuladores de alta fidelidade.
Nas parcerias, o destaque vai para o reforço da ligação à Escola de Medicina da UMinho.
O terceiro pilar da nova direcção é a internacionalização da Escola Superior de Enfermagem através da sensibilização de estudantes estrangeiros.“A consolidação da internacionalização é outro dos desafios. Queremos estabelecer outras parcerias. Queremos captar mais estudantes”, indicou Ana Paula Macedo.
No tocante à investigação, a nova presidente da Escola Superior de Enfermagem apresentou como desafio “ evolução dos centros de investigação, a nível nacional e internacional. Haverá sempre a articulação do ensino com a investigaçao e a captura de financiamento ao nível da investigação, para nós é essencial”, considerou Ana Paula Macedo.
O reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, defendeu que o programa apresentado pela nova esquipa presidencial da Escola Superior de Enfermagem “compromete toda a comunidade”.
Rui Vieira de Castro aconselhou a presidência da Escola Superior de Enfermagem a “manter a missão de formação e promoção do desenvolvimento social e cultural”. O reitor da UMinho assegurou que a autonomia da Escola Superior de Enfermagem está garantida e “há margem para reforço da autonomia financeira das unidades orgânicas”.
07 Dezembro 2024
ULS Braga celebra Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
07 Dezembro 2024
Município de Braga em conferência de Cidades Educadoras em Jubail
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário