Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Ana Paula Macedo define três pilares para próximo mandato
Viana do Castelo: Mercado de Natal reúne 31 expositores

Ana Paula Macedo define três pilares para próximo mandato

SC Braga perde terreno pelo 4.º lugar

Ana Paula Macedo define três pilares para próximo mandato

Braga

2024-11-07 às 06h00

Miguel Viana Miguel Viana

A introdução de simuladores clínicos, o reforço de parcerias e a consolidação em termos internacionais, são as principais apostas da nova presidência da Escola de Enfermagem para o triénio 2024 -2027.

Citação

Ana Paula Macedo assumiu ontem a presidência da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho. Tem como vice-presidentes Odete Araújo (para a área de Investigação) e Rui Pereira (nas vertentes de Pedagogia e Internacionalização).
Entre os desafios a enfrentar pela equipa directiva, no trénio de 2024-2027 está a formação de profissionais de enfermagem.
“Temos o desafio da inovação pedagógica, da prática de enfermagem e das parcerias estratégicas. São estes os pilares mais importantes deste mandato. Em termos de inovação pedagógica, temos a introdução da simulação clínica e dos laboratórios. É a simulação avançada, que dá apoio aos profissionais de enfermagem e aos nossos estudantes”, indicou Ana Paula Macedo.
Ao nível do equipamento, a aposta vai para os simuladores de alta fidelidade.
Nas parcerias, o destaque vai para o reforço da ligação à Escola de Medicina da UMinho.
O terceiro pilar da nova direcção é a internacionalização da Escola Superior de Enfermagem através da sensibilização de estudantes estrangeiros.“A consolidação da internacionalização é outro dos desafios. Queremos estabelecer outras parcerias. Queremos captar mais estudantes”, indicou Ana Paula Macedo.
No tocante à investigação, a nova presidente da Escola Superior de Enfermagem apresentou como desafio “ evolução dos centros de investigação, a nível nacional e internacional. Haverá sempre a articulação do ensino com a investigaçao e a captura de financiamento ao nível da investigação, para nós é essencial”, considerou Ana Paula Macedo.
O reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, defendeu que o programa apresentado pela nova esquipa presidencial da Escola Superior de Enfermagem “compromete toda a comunidade”.
Rui Vieira de Castro aconselhou a presidência da Escola Superior de Enfermagem a “manter a missão de formação e promoção do desenvolvimento social e cultural”. O reitor da UMinho assegurou que a autonomia da Escola Superior de Enfermagem está garantida e “há margem para reforço da autonomia financeira das unidades orgânicas”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho