Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Ano lectivo arranca quinta-feira em quase todas as escolas do concelho
Município de Cabeceiras de Basto homenageou “povo com identidade”

Ano lectivo arranca quinta-feira em quase todas as escolas do concelho

Guimarães assinala Dia Internacional do Idoso com mensagens pelos meios digitais

Ano lectivo arranca quinta-feira em quase todas as escolas do concelho

As Nossas Escolas

2020-09-15 às 06h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Quinta-feira é o dia que marca o arranque do ano lectivo na maioria das escolas do concelho, por-tanto na recta final do prazo dado pelo Ministério. A Gulbenkian é excepção e ontem já houve aulas.

No Conservatório de Música Calouste Gulbenkian começaram ontem as aulas para os alunos do 1.º ciclo. À porta da escola, Ana Petrella aguardava a saída do filho que ontem teve o seu primeiro dia de aulas no 1.º ciclo. “É o primeiro dia dele, numa escola nova e sem conhecer ninguém”, contou ao ‘Correio do Minho’, mostrando-se tranquila com este atípico início de ano lectivo.
“Tivemos reuniões cá na escola, onde nos explicaram como tudo vai funcionar e isso deixou-me mais tranquila. É óbvio que a actual situação é preocupante, mas as crianças precisam da escola”, disse, contando que desde Março o filho não voltou ao jardim-de-infância.

Foram muitos meses em casa e nas últimas semanas, o filho (que prefere não referir o nome) já se mostrava “muito ansioso” por vir à escola, não só para conviver com outras crianças, mas sobretudo porque “está muito ansioso por aprender a ler”.
“Sinto que a escola está a fazer o melhor possível para descansar os pais e isso é importante, até para transmitirmos também tranquilidade aos nossos filhos”, acrescentou.
No concelho de Braga, o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian foi um excepção. Ontem arrancaram ontem as aulas para o 1.º ciclo. Hoje começam as aulas do 2.º ciclo, amanhã as do 3.º ciclo e, quinta-feira é a vez do regresso dos alunos do ensino secundário.

No concelho de Braga, as aulas só começam quinta-feira, na grande maioria dos estabelecimentos de ensino.
O início do ano lectivo na recta final do prazo dado pelo Ministério da Educação dá às escolas mais uns dias para preparar o regresso ao ensino presencial, que tinha sido interrompido em Março devido à pandemia de Covid-19.
Precisamente a pandemia obriga agora a novas regras e modelos de funcionamento, tudo com o objectivo de criar “turmas bolhas” prevenindo que se surgir algum caso de Covid-19 a escola continue a funcionar.
Nos cinco mega agrupamentos do concelho, o dia 17 vai marcar o regresso às aulas.

No Agrupamento D. Maria II, as aulas arrancam quinta-feira com a recepção a todos os alunos. A excepção é o pré-escolar e o 1.º ano do 1.º ciclo, com os alunos a regressarem amanhã às escolas.
No Agrupamento Sá de Miranda, o dia 17 também marca o início do ano lectivo. Excepção para os alunos do 7.º e do 10.º ano, que são recebidos amanhã.
No Agrupamento Alberto Sampaio, o regresso às actividades lectivas regulares com professores e educadores arranca também no dia 17, em todos os estabelecimentos de ensino.

Já o Agrupamento Carlos Amarante tem a recepção aos alunos marcada para quinta-feira, assinalando o primeiro dia de aulas. As actividades lectivas seguindo os horários das turmas começam na sexta-feira.
No Agrupamento de Maximinos, os alunos do pré-escolar, 1.º ciclo e 5.º ano são recebidos na quinta-feira. Já os do secundário, 6.º ano e 3.º ciclo começam as aulas na sexta-feira, dia 18.
Ainda na cidade, o Agrupamento André Soares marcou a recepção aos alunos do 5.º ano, pré-escolar e 1.º ano para amanhã. O início das actividades lectivas em todas as escolas acontece na quinta-feira.
Oo Agrupamento Dr. Francisco Sanches optou pelo arranque do novo ano escolar na quinta-feira.

Já no Agrupamento de Escolas de Real, amanhã realiza-se a recepção aos alunos que frequentam o 6.º, o 8.º ou o 9. ano. Os alunos do 5.º e do 7.º ano, do pré-escolar e do 1.º ciclo têm a recepção marcada para quinta-feira.
No Agrupamento Trigal Santa Maria (Tadim), hoje realiza-se a recepção aos alunos e encarregados de educação, sendo permitida apenas a presença de um adulto a acompanhar o aluno. Também decorrem as reuniões dos encarregados de educação do 7.º ano, não sendo aqui permitida a presença dos alunos.

As reuniões com os encarregados de educação do 6.º, 8.º e 9.º ano vão realizar-se através de plataformas digitais.
No Agrupamento Mosteiro e Cávado, amanhã decorre a recepção aos alunos, estando início das actividades lectivas marcado para quinta-feira.
É também na quinta-feira que começam as aulas no Agrupamento Braga Oeste (Cabreiros).
No Agrupamento de Celeirós. a recepção aos alunos vai decorrer durante dois dias: amanhã e na quinta-feira. As actividades lectivas de acordo com os horários começam na sexta-feira.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho