Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Anselmo Mendes assume presidência da Associação de Produtores de Alvarinho
Guimarães “prepara-se para as mudanças que se adivinham”

Anselmo Mendes assume presidência da Associação de Produtores de Alvarinho

Geração Tecla coroada com mérito escolar

Anselmo Mendes assume presidência da Associação de Produtores de Alvarinho

Alto Minho

2020-07-31 às 16h02

Rui Miguel Graça Rui Miguel Graça

Integram o novo elenco directivo Joana Santiago, um facto inédito já que é a primeira vez que a APA elege uma mulher para as funções de direcção, e Paulo Cerdeira.

Anselmo Mendes é o novo presidente da Associação de Produtores de Alvarinho (APA) de Monção & Melgaço. É um dos maiores enólogos portugueses e foi com a casta Alvarinho que, em 1998, começou a produzir. A fermentação dem barricas de madeira, bem como o uso de técnicas de vinificação antigas, como a curtimenta, são alguns dos métodos que tornam os seus vinhos completamente diferenciados no universo dos brancos, conferindo-lhe mesmo o epíteto de Sr. Alvarinho.

A nova direcção conta ainda com Joana Santiago, da Quinta de Santiago, e com Paulo Rodrigues, da Quinta do Reguereiro, considerada produtor do ano nos 'óscares' do vinho neste ano de 2020. Para além de ser inédito a eleição de uma mulher para funções de direcção, Joana Santiago e Paulo Cerdeira são dois jovens produtores que têm encantado nos últimos anos. Em suma, a união da juventude com o mais consagrado produtor de Alvarinho torna-se um blend que promete imenso.

Diga-se ainda que a votação foi unâmime por parte dos associados da Associação de Produtores de Alvarinho.

Em termos de objectivos, diga-se que os novos órgãos sociais, têm como objectivo a criação da Denominação de Origem Monção & Melgaço, mantendo a aposta firme na promoção do território, aproximar-se mais o relacionamento com os associados. Noutro âmbito, cimentar uma defesa activa dos direitos dos produtores da sub-região e uma materialização técnica da razão da diferenciação de Monção & Melgaço são outras metas do novo elenco.



Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho