Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Anunciado o Bicycle Mayor de Braga
Arcos de Páscoa dos Centros de Convívio em exposição no Largo António Lopes

Anunciado o Bicycle Mayor de Braga

Escola Coral de Esposende estreia “Paixão de Cristo Segundo S. João” do compositor António Capitão Ribeiro

Anunciado o Bicycle Mayor de Braga

Braga

2019-06-24 às 21h00

Redacção Redacção

Mário Meireles junta-se à rede internacional de agentes de mudança para acelerar a adoção da bicicleta nas cidades.

Citação

Braga tem agora um Bicycle Mayor para acelerar a cidade e a aproximar do uso da bicicleta. Mário Meireles junta-se a uma rede influente de líderes independentes das cidades que está ativa em todos os continentes. Todos trabalham para tornar as suas cidades centradas nas pessoas e adequadas aos desafios do futuro.

A tarefa do Mário Meireles enquanto Bicycle Mayor é continuar a trabalhar em todas as partes da comunidade para identificar problemas mais prementes e, em seguida, reunir as pessoas para trabalhar na implementação de soluções práticas. Apaixonado por andar de bicicleta e criar uma cidade mais liveable, ele assume o papel voluntário a par do seu trabalho como engenheiro urbano nos TUB.

A rede de Bicycle Mayors foi estabelecida e é coordenada pela empresa social holandesa BYCS, que trabalha para criar e dimensionar novas soluções revolucionárias para quem anda de bicicleta. A rede tem uma missão chamada “50by30”, que significa que querem que 50% de todas as viagens da cidade sejam efetuadas de bicicleta até 2030. Esta missão existe, porque a bicicleta não fornece apenas soluções de mobilidade limpa e ativa para as cidades, mas também melhora a saúde física e mental, o meio ambiente, constrói comunidades mais fortes e promove oportunidades económicas e sustentáveis.

Cada Bicycle Mayor da rede trabalha para essa missão, de acordo com as necessidades locais, mas com a experiência partilhada de outros Bicycle Mayors. Fazer parte da rede também eleva o perfil de cada pessoa, garantindo que ela seja mais eficaz no seu trabalho.

As áreas de foco para o seu trabalho podem ser muito variadas: na cidade do cabo a Bicycle Mayor tem educado jovens mulheres para pedalar, permitindo-lhes ter acesso à educação e ao emprego pela primeira vez. Na Índia os Bicycle Mayors estão a enfrentar ativamente a crise da poluição do ar nas suas cidades, enquanto que em Amesterdão há um foco em melhorar a segurança das ruas para as crianças.

Mário Meireles disse que o foco inicial para o trabalho em Braga será influenciar para que exista efetivamente uma rede ciclável estruturante na cidade, que permita às pessoas utilizarem a bicicleta em segurança na cidade, como sendo uma alternativa para as deslocações diárias; mostrar às pessoas que é possível utilizar a bicicleta para pedalar em Braga, ajudando-as a superar desafios e dificuldades, e ainda chamar à atenção para a existência da bicicleta e para uma cada vez maior utilização da bicicleta na cidade, bem como para os seus benefícios.

Ele disse: “Estou muito feliz por ser nomeado Bicycle Mayor de Braga. Uma palavra de agradecimento aos presidentes da Junta de Freguesia de São Victor, da União de Freguesias de São José de São Lázaro e São João do Souto, ao diretor da Associação Comercial de Braga, aos CEO’s das empresas particulares, das lojas de bicicletas, dos centros de investigação, aos professores da Universidade do Minho e aos presidentes da FPCUB e da MUBi que, em tempo recorde, me escreveram cartas de apoio para poder submeter a candidatura. O trabalho que tenho vindo a desenvolver em prol da bicicleta fica hoje reconhecido internacionalmente, mas não pára de todo.”

Para Mário Meireles “é fundamental e necessário que a cidade de Braga se reorganize e receba pequenas transformações para que seja possível às pessoas optarem também pela bicicleta. Para isso é preciso garantirmos que os nossos filhos possam ir para a escola, ou para qualquer outro lado, em segurança a pedalar. Não é admissível que, em pleno século XXI, para se pedalar na cidade mais jovem do país, se corra perigo de vida.”

Mário Meireles acrescentou ainda que “A nossa cidade hoje vive sérios problemas de mobilidade, com congestionamentos nas horas de ponta, e velocidades elevadas nas restantes horas. A bicicleta pode ajudar a descongestionar o trânsito, podendo eventualmente ser uma solução para algumas deslocações mais curtas.”

O primeiro Bicycle Mayor de Braga deixa ainda o convite a quem pretenda apoiar e seguir o seu trabalho. O Bicycle Mayor de Braga tem uma página dedicada no facebook onde promete dar nota de todo o trabalho que tem vindo a efetuar em Braga e divulgará eventos onde marcará presença ou que tenham importância para a promoção da mobilidade ativa em Braga.

Maud de Vries, co-fundador da BYCS, disse: “Precisamos garantir que as nossas cidades sejam mais liveable e prontas para os desafios do futuro. Mas as mudanças necessárias não estão a acontecer rápido o suficiente. Sabemos que a bicicleta é a chave para transformar isso, e sabemos que cada cidade pode beneficiar de ter um Bicycle Mayor para libertar esse potencial. Estamos muito felizes em dar as boas-vindas ao Mário Meireles à rede internacional de bicicletas e empolgados para ver o que acontece em seguida em Braga.”

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho