Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Apresentação de ideias e negócios no âmbito da Incubadora de Base Rural de Guimarães
“Próxima crise a caminho? Mito ou Realidade”

Apresentação de ideias e negócios no âmbito da Incubadora de Base Rural de Guimarães

Município de Esposende fomenta divulgação da História e Cultura local

Apresentação de ideias e negócios no âmbito da Incubadora de Base Rural de Guimarães

Vale do Ave

2019-10-16 às 20h19

Redacção Redacção

Entrega de certificados a sete empreendedores, com alguns projetos já implementados. O terceiro programa de Incubação inicia a 21 de outubro.

O segundo programa de Incubação da IBR Guimarães encerrou com a entrega de certificados a sete empreendedores, numa sessão que decorreu na passada terça-feira, 15 de outubro, no Laboratório da Paisagem.
 
No âmbito deste programa, foram apresentadas sete ideias e negócios de base rural, desde a exploração de cogumelos shiitake e produção de citrinos, produção de espargos, exploração de caprinos de raça bravia, apicultura e a constituição de um parque de Campismo. Neste momento estão já implementados na sua totalidade três projetos: A Mercearia do Zé, a Associação Social de Pevidém - Vida a Cores e Doce de Calondro-Terras de Guimarães (produção e transformação de produto). O sucesso do programa de Incubação permitiu ainda a criação direta de cinco postos de trabalho no concelho de Guimarães.
 
No total dos dois Programas de Incubação já realizados foram apresentados, no total, 16 planos de negócio com sucesso, encontrando-se os mesmos em fase de maturação e desenvolvimento.
 
A Vereadora do Ambiente, Sofia Ferreira, afirmou que “o Município de Guimarães continua empenhado na implementação da Incubadora de Base Rural” e sublinhou os seus objetivos gerais orientados para “promover o crescimento económico responsável e orientado para os princípios de uma nove economia, potenciar o desenvolvimento empresarial, a inclusão social, a sustentabilidade ambiental e o bom uso do solo”.
 
O terceiro Programa de Incubação tem início já a 21 de outubro, segunda-feira, com a realização da Oficina do Empreendedor.
 
De salientar que também no da IBR Guimarães, está aberto o período de inscrições para o Banco de Terras de Guimarães que decorre até 31 de Dezembro. O Banco de Terras de Guimarães é um instrumento através do qual os proprietários podem arrendar ao Município terrenos abandonados ou sem utilização, para que este os subarrende a empreendedores com vontade em criar o seu próprio negócio de base rural.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.