Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Arcos de Valdevez: Arrancaram as obras das oficinas de criatividade Himalaya
Vivências barrocas encantam nos Biscainhos e Praça Municipal

Arcos de Valdevez: Arrancaram as obras das oficinas de criatividade Himalaya

Braga prepara geminação com a cidade chinesa de Shenyang

Alto Minho

2018-09-02 às 19h11

Redacção

No ato de consignação, realizado no passado dia 28 de agosto, assinado entre o Município arcuense e a empresa Baltor, vencedora do Concurso Público da empreitada, foi apresentado sumariamente o global da intervenção e do conceito das Oficinas de Criatividade Himalaya.

O Município de Arcos de Valdevez iniciou as obras de intervenção na antiga Escola do 1º Ciclo, onde serão criadas as “Oficinas de Criatividade Himalaya”, uma plataforma de promoção da ciência educativa, que tem como personagem inspiradora um dos maiores cientistas e visionários portugueses da viragem do século XIX, o Padre Manuel Himalaya, nascido em Arcos de Valdevez, faz este ano 150 anos.
No ato de consignação, realizado no passado dia 28 de agosto, assinado entre o Município arcuense e a empresa Baltor, vencedora do Concurso Público da empreitada, foi apresentado sumariamente o global da intervenção e do conceito das Oficinas de Criatividade Himalaya.
No ato, intervieram o investigador e professor universitário Jacinto Rodrigues, também conselheiro científico do projeto, nome de referência nacional e internacional em torno da figura de Himalaya, que referiu ser esta “uma primeira pedra” de um projeto multidisciplinar e abrangente que ajudará a fazer justiça ao legado de Himalaya e, sobretudo, colocá-lo à disposição e conhecimento das novas gerações; usou igualmente da palavra o representante da família do cientista, o advogado Júlio Viana, dando nota da importância do projeto para a memória futura desse vulto histórico.
A intervenção final, ficou a cargo do edil arcuense João Manuel Esteves, que completou e reforçou as intervenções anteriores, acrescentando ser este um projeto de enorme importância para o concelho e para a região, estruturando um percurso extenso de conhecimento da figura de Himalaya, que percorre geografias próximas do Rio Vez, e pontos-chave conectados com a sua presença, como a casa onde nasceu, viveu e o cemitério que o alberga, todos na freguesia de Cendufe; para o edil este é mais um investimento no concelho e na criação de um espaço de oportunidades, de conhecimento e aprendizagens, que irá contribuir para o desenvolvimento sustentável em Arcos de Valdevez.
A “Oficina de Criatividade Himalaya” será um espaço dedicado à ciência educativa, com várias áreas de exposição e de experimentação, baseados na vida, na filosofia e no pensamento de Manuel Himalaya, em áreas tão diversas como Ciência, a Educação, a Ecologia e a Filosofia, e irá operar como um equipamento de descoberta e fruição, tendo nas crianças, jovens e famílias o seu principal público-alvo. O projeto global tem um investimento de 1,5 milhões de euros e será realizado com recurso a fundos comunitários, inserindo-se na operação “Oficinas de Criatividade Himalaya/Arcos de Valdevez”, a qual é cofinanciada pelo FEDER, Programa Operacional Norte 2020, Portugal 2020, Eixo Prioritário 4 - Qualidade Ambiental.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.