Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Arquivo Municipal recebe conferência sobre Eça de Queirós e a Geração de 70
Universidades do Norte de Portugal e da Galiza criam “Universidade sem Fronteiras” na Eurorregião

Arquivo Municipal recebe conferência sobre Eça de Queirós e a Geração de 70

Noite Gerações promete atrair multidão à Póvoa de Lanhoso

Vale do Ave

2019-05-22 às 13h24

Redacção

A iniciativa é apresentada pelo historiador e professor Gonçalves Guimarães, atual diretor adjunto da nova série da Revista de Portugal, fundada em 1889 por Eça de Queirós.

O Arquivo Municipal Alberto Sampaio, de Vila Nova de Famalicão, recebe amanhã, quinta-feira, dia 23 de maio, a conferência "Eça de Queirós e a Geração de 70: itinerários de amizade, pensamento e acção".
A iniciativa é apresentada pelo historiador e professor Gonçalves Guimarães, atual diretor adjunto da nova série da Revista de Portugal, fundada em 1889 por Eça de Queirós.
A Geração de 70 é normalmente apresentada como um conjunto de personalidades ligadas à Literatura, onde pontificaram nomes como Eça de Queirós, Antero de Quental e outros, um vasto painel de intelectuais saídos da Universidade de Coimbra e de outras escolas superiores na década de sessenta do século XIX. Porém a influência desta geração é tanto mais ampla, quanto esquecida, nos domínios da Arte e das Ciências, para além da Política. Nesta conferência serão recordados alguns desses nomes e as suas relações com o escritor e pensador Eça de Queirós.
Refira-se que Gonçalves Guimarães é licenciado em História, mestre em Arqueologia e fez o curso de doutoramento em História na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Foi professor auxiliar convidado do curso de Ciências Históricas da Universidade Portucalense Infante D. Henrique entre 1991 e 2004. Exerce as funções de diretor do Solar Condes de Resende, a Casa Queirosiana gaiense, desde 1987, e aí tem organizado cursos livres sobre as mais diversas temáticas desde 1991, tendo igualmente lecionado noutros estabelecimentos de ensino público e privado.
A conferência começa às 18h00 e tem entrada livre.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.