Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Arranca em Ponte de Lima a primeira expedição do projecto transfronteiriço Pegadas
Alteração ao PDM de Esposende para incorporar normas da Orla Costeira em consulta pública

Arranca em Ponte de Lima a primeira expedição do projecto transfronteiriço Pegadas

Lovers & Lollypops celebra 20 anos com festa nas piscinas de Barcelos em Setembro

Arranca em Ponte de Lima a primeira expedição do projecto transfronteiriço Pegadas

Alto Minho

2025-06-24 às 12h00

Redacção Redacção

Teve início esta segunda-feira, dia 23 de Junho, na Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, a primeira expedição do projecto Pegadas – um projecto transfronteiriço que junta jovens portugueses e galegos num percurso pelo Caminho Português de Santiago.

Citação

Esta etapa inaugural contou com a presença de representantes das entidades parceiras, nomeadamente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e da Universidade de Santiago de Compostela, que lidera o consórcio.

O projecto Pegadas pretende promover o contacto direto dos jovens com o património natural, cultural e histórico da eurorregião Galiza–Norte de Portugal, recorrendo ao Caminho de Santiago como instrumento pedagógico, de partilha de experiências e valorização do território.

Durante cinco dias, os jovens participantes, oriundos de várias localidades dos dois lados da fronteira, vão percorrer o troço do Caminho Português entre Ponte de Lima e Santiago de Compostela. Em território português, o percurso decorre entre os dias 23 e 25 de junho, com paragens em locais de interesse como a vila de Ponte de Lima, Ecomuseu Natural e Cultural da Serra da Labruja – e a cidade de Valença, junto à fronteira com Tui.

Ao longo da caminhada, estão previstas diversas atividades de sensibilização e aprendizagem ligadas ao ambiente, à sustentabilidade, à identidade cultural e à cooperação transfronteiriça. As iniciativas incluem visitas interpretadas, dinâmicas de grupo e momentos de convívio entre os participantes, promovendo o espírito de cidadania ativa e o sentimento de pertença a uma região comum.

O projecto Pegadas é cofinanciado pelo Programa Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021–2027 através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Para além da CIM Alto Minho e da Universidade de Santiago de Compostela, o consórcio integra outras entidades do espaço transfronteiriço, com o objetivo de reforçar as relações entre jovens da Galiza e do Norte de Portugal, através da educação não formal e da valorização conjunta do património.

A chegada a Santiago está prevista para o dia 27 de Junho, onde decorrerá um momento de receção e um percurso histórico, que inclui paragens pelos locais mais emblemáticos de Santiago de Compostela, terminando numa visita à Catedral.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho