Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Arte com sustentabilidade em produção na Avenida Central
Luka Jelenic na rota dos Conquistadores

Arte com sustentabilidade em produção na Avenida Central

BE questiona sobre existência de situações confirmadas de contaminação do rio Lima

Arte com sustentabilidade em produção na Avenida Central

Braga

2018-10-07 às 06h00

Redacção Redacção

Artistas trabalham ao vivo, no centro da cidade, a partir de resíduos industriais. Duas das obras ficarão em espaços públicos.

Citação

A Zet Gallery, projecto de arte contemporânea do dstgroup, organiza  até 13 de Outubro, o simpósio ‘Arte&Sustentabilidade’, na Avenida Central. A iniciativa inclui o desenvolvimento de obras de arte ao vivo, projectos de tutorias pedagógicas e um debate sobre o papel da arte na economia circular.
O simpósio, desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal de Braga e o Instituto de Ciências e Inovação para a Bio-Sustentabilidade da Universidade do Minho (IB-S), tem como objectivo mostrar a estreita ligação entre a arte contemporânea, a sustentabilidade e a economia circular, em iniciativas abertas à comunidade e dirigidas a variados públicos e escalões etários.

Ana Almeida Pinto, Hernâni Reis Baptista, Miguel Neves Oliveira e Rute Rosas são os quatro artistas portugueses que, estão a criar ao vivo, na Avenida Central, obras de arte a partir de resíduos industriais recolhidos no ‘dstgroup’.
Duas das peças resultantes deste simpósio serão cedidas à cidade de Braga e implementadas em espaço público e as outras duas integrarão a colecção de obras de arte do ‘dstgroup’
Em algumas escolas da cidade e no Estabelecimento Prisional de Braga, decorrerão tutorias pedagógicas orientadas por dois artistas representados pela Zet Gallery.

Luís Canário Rocha está no agrupamento de Escolas Sá de Miranda e na Escola Secundária Alberto Sampaio a desenvolver um projecto que alia pintura à escultura. Os alunos são convidados a participar neste processo de construção de uma obra de arte, a partir de madeiras e de cartão resultantes de desperdícios do dia-a-dia. O que se pretende, nas palavras de Luís Canário, é construir “ duas esculturas, correspondentes às duas instituições de ensino, a partir de madeira em forma de espiral, anexadas numa estrutura em malha sol. O objectivo final passa pela obtenção das referidas esculturas e composições resultantes dos cartões pintados, que pretendem contaminar o espaço, podendo este ser uma parede exterior.”.

Ricardo de Campos orienta, na Escola André Soares e no Estabelecimento Prisional de Braga, um projecto que visa a integração da comunidade escolar e prisional, no mundo das artes plásticas. Segundo o artista, “termos como reciclagem, apropriação, reutilização, acumulação farão parte do léxico a introduzir nas ações a desenvolver junto dos participantes”. A par da componente prática, será feito um enquadramento teórico que facilite a aquisição de conhecimento, tendo como base movimentos artísticos como informalismo, expressionismo, arte bruta ou arte povera.

 O presidente do ‘dstgroup’ recorda que “há dez anos, o grupo organizou em Braga um simpósio de escultura denominado ‘Arte na Cidade’, para o qual convidou quatro artistas e que permitiu que a imagem de mecenas do grupo empresarial se afirmasse, revelando a sua posição em relação à cultura como factor de diferenciação económica”. Dez anos volvidos, o ‘dstgroup’ recupera o projecto, através da Zet Gallery.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho