Arsenal da Devesa alvo de tentativa de assalto
2022-12-03 às 06h00
Museu dos Biscainhos volta a receber a ‘Árvore dos Sonhos’. Iniciativa visa alegrar o Natal a dezenas de utentes de instituições de solidariedade social do concelho.
A ‘Arvore dos Sonhos de Natal’ está, desde ontem, à porta do Museu dos Biscainhos com uma centena de postais com sonhos de utentes de cinco instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do concelho de Braga à espera de serem concretizados. Até ao dia 5 de Janeiro, qualquer cidadão pode passar pelo local, retirar um dos pedidos de crianças, jovens e adultos com deficiência mental, concretizá-los e depositá-los nos estabelecimentos comerciais aderentes ou no próprio Museu.
A ‘Árvore dos Sonhos’ é uma iniciativa solidária promovida há cinco anos pelos comerciantes da Rua dos Biscainhos, com o apoio da Câmara Municipal de Braga, Museu dos Biscainhos e União de Freguesia de Maximinos, Sé e Cividade, que já deu resposta a mais de cinco centenas de pedidos de utentes de várias.
Este ano, voltam a ser apresentados ‘sonhos’ de utentes dos pólos de São Lazaro, Gualtar e Fraião da APPACDM, do Instituto de Reabilitação e Integração Social (IRIS), do Centro Novais e Sousa, da Fundação Bomfim e do Centro Cultural e Social de Santo Adrião.
“Estamos a falar de coisas simples, que vão desde pijamas a fatos de treino, mochilas, botas, sapatilhas ou perfumes. Sonhos realizáveis”, referiu o vereador da Câmara Municipal de Braga, Altino Bessa, que ontem apelou à solidariedade dos bracarenses e dos que nos visitam nesta altura.
A directora do Museu dos Biscainhos, Alexandra Lima, salientou que a associação a esta iniciativa solidária permite à instituição cumprir a sua missão de ligação à comunidade envolvente, potenciando, ao mesmo tempo, a abertura do espaço museológico “a outros públicos que não são os visitantes habituais”.
A inauguração da ‘Árvore dos Sonhos’, que contou também com a presença da vereadora da Educação e Coesão Social, Carla Sepulveda, teve animação musical a cargo do grupo ‘Os Zé Pereiras do Novais’, do Centro Novais e Sousa.
Adélia Azevedo, porta-voz dos comerciantes da Rua dos Biscainhos, adiantou ontem aos jornalistas que a campanha de Natal passa hoje, entre as 10 e as 20 horas, no Mercado de Natal instalado na Praça Municipal, com a venda de tabletes de chocolate solidárias, cuja receita reverte a favor da compra de equipamentos para as IPSS parceiras.
“Temos pedidos de ferros de engomar, caixas de acondicionamento de vestuário, uma varinha mágica, uma concertina, um cadeirão articulado e vários utensílios de cozinha”, referiu a empresária, que conta com a adesão da população para a venda das 600 tabletes que ajudarão a tornar mais doce a vivência naquelas instituições de solidariedade social.
22 Janeiro 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário