Barcelos: mais de 2,2 ME para nova ponte e acessos
2025-02-16 às 06h00
Numa operação de prevenção criminal direccionada aos concelhos de Barcelos e da Póvoa de Varzim, a ASAE apreendeu cerca de 1.500 litros de óleo alimentar.
No âmbito de uma operação de prevenção criminal, direccionada nos concelhos de Barcelos e Póvoa do Varzim, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou ontem a apreensão de cerca de 1.500 litros de óleo alimentar e a constituição de um arguido.
Em comunicado, a ASAE revela que “na sequência de diligências de investigação e no âmbito da missão de protecção de produtos nacionais e combate às práticas fraudulentas”, realizou, na última semana, através da Unidade Regional do Norte (Unidade Operacional do Porto e Unidade Operacional de Barcelos), uma operação de prevenção criminal, direccionada a dois operadores económicos que actuavam através das redes sociais, nos concelhos de Póvoa do Varzim e Barcelos.
Como resultado, foram detectados, “num armazenista de produtos alimentares e num operador económico com actividade não sedentária, um total de 303 garrafões de 5 litros de óleo alimentar, a maioria sem qualquer rótulo, e diversas embalagens ostentando rotulagem em incumprimento da legislação em vigor”.
A ASAE instaurou um processo-crime por fraude sobre mercadorias e dois processos de contra-ordenação por falta de rastreabilidade e incumprimento na rotulagem, tendo sido apreendidos 1.505 litros de óleo alimentar, diversos rótulos e uma viatura. Tudo num valor superior a 12.000 euros. O indivíduo constituído como arguido ficou sujeito a termo de identidade e residência. Nesta operação foram ainda realizadas colheitas de amostras a todos os produtos oleicos detectados, que serão remetidas para o seu Laboratório de Segurança Alimentar da ASAE, “de forma a serem realizadas as análises físico-químicas e sensoriais da substância apre-endida”, explica aquela autoridade. A ASAE alerta os consumidores para “estarem atentos a oferta de produtos com preço abaixo do expectável, induzindo o consumidor em erro, com objectivo de serem comercializadas outras substâncias oleicas como azeite”.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário