Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Assembleia Municipal Aprova proposta do PAN de criar uma Estratégia para Erradicar a Pobreza Energética
Arsenal Clube da Devesa celebra mais um ano

Assembleia Municipal Aprova proposta do PAN de criar uma Estratégia para Erradicar a Pobreza Energética

Solutions30 investe 600 mil euros e inaugura novo espaço em Viana do Castelo

Assembleia Municipal Aprova proposta do PAN de criar uma Estratégia para Erradicar a Pobreza Energética

Braga

2022-10-05 às 12h00

Redacção Redacção

A Assembleia Municipal de Braga aprovou, na última sexta-feira, a criação da Estratégia Municipal para Erradicar a Pobreza Energética.

Citação

A proposta partiu do deputado municipal do PAN, Tiago Teixeira e visa “realizar o levantamento das habitações com baixa eficiência energética no concelho e desenvolver programas para a sua reabilitação, bem como o apoio à produção de energia renovável”.

Segundo o PAN, esta proposta ”tem a capacidade de apoiar as famílias, reduzindo a sua fatura da eletricidade e melhorando as condições de conforto das suas casas, ao mesmo tempo que contribui para os objetivos ambientais”.

Na Recomendação aprovada por unanimidade o PAN relembra, que segundo dados do Eurostat, Portugal é o 4º país da União Europeia com maior pobreza energética e com a situação atual da inflação e aumento dos custos de energia é prioritário ir além dos programas nacionais.

“Precisamos que o município actue de forma preventiva, e o mais rapidamente possível, que seja justo e resiliente e que aposte na utilização eficiente de energia, na produção e no armazenamento da energia renovável, pois neste momento isolar as casas é isolar Putin” reitera o eleito municipal.

Para o PAN, o papel da autarquia deve passar “não só pela criação de verbas próprias, mas também por apoiar os cidadãos no acesso aos programas governamentais, elaborar guias de boas práticas e sensibilização para os gastos energéticos, ou ainda de agilizar e apoiar a dinamização de novas comunidades de energia renovável no município”.

O deputado municipal relembra ainda que “de acordo com uma proposta do Grupo Municipal do PAN, foi incluída no Orçamento Municipal 2022 uma verba de 200 mil euros para um programa de apoio à eficiência energética das casas, ainda por executar”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho