Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Assembleia Municipal dá apoio unânime à candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura
Solutions30 investe 600 mil euros e inaugura novo espaço em Viana do Castelo

Assembleia Municipal dá apoio unânime à candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura

Têxtil de Famalicão deixa marca na Maserati e BMW

Assembleia Municipal dá apoio unânime à candidatura  de Braga a Capital Europeia da Cultura

Braga

2022-10-02 às 06h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Partidos da maioria e da oposição dão apoio político à candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura. Moção nesse sentido foi aprovada por unanimidade na Assembleia Municipal.

Citação

A Assembleia Municipal aprovou anteontem, por unanimidade, uma moção de apoio à candidatura de Braga a Capital Eu- ropeia da Cultura (CEC) em 2027.
A candidatura bracarense, uma das quatro que passou à selecção final para a obtenção daquele título, juntamente com Aveiro, Évora e Ponta Delgada, mereceu rasgados elogios por parte do PS, o maior partido da oposição, com a deputada Palmira Maciel a considerar “muito positivo” o percurso percorrido e a confessar orgulho pela “grande oportunidade” de Braga vir a ostentar o título de CEC.
Os socialistas alertaram, no entanto, para a necessidade de a Câmara Municipal manter como prioridade o investimento na requalificação de equipamentos culturais como o antigo cinema S.?Geraldo ou o edifício Francisco Sanches.
Com manifestações de apoio vindas de outras bancadas, o líder da bancada do PSD, João Marques, em nome da maioria, apontou a candidatura a CEC como “um projecto mobilizador e agregador”, que não pode ser desperdiçado, “ganhemos ou não” o título de CEC.

“Fazer da Cultura um motor de desenvolvimento” foi desígnio referido por este eleito da Assembleia Municipal, enquanto Carlos Neves, do CDS, sublinhou “o valor estratégico da Cultura para o desenvolvimento local”.
O representante do CDS acrescentou que a CEC 2027 “é uma oportunidade única para Braga e para o Norte de Portugal”, entendendo que, sendo liderada por uma cidade, a candidatura “irá estender-se a uma região”.
No mesmo sentido foi a intervenção de Borges de Macedo, do PPM, segundo o qual, “a ser Braga a escolhida para CEC, beneficiará não só o concelho mas toda uma região do Minho e do Norte”.
Enquanto o eleito do PAN, Tiago Teixeira, desejou “boa sorte” à candidatura a CEC, a Iniciativa Liberal, através de Bruno Machado, sustentou que a mesma “dever ser uma oportunidade para dar a conhecer o nosso vastísssimo património, promovendo a cooperação entre os diversos agentes mobilizadores”.

A tomada de posição dos eleitos da Assembleia Municipal vem na sequência de idêntica votação no seio da vereação.
Tal como os eleitos do plenário municipal, também os membros do órgão executivo expressaram o seu apoio à formalização da candidatura de Braga a CEC em 2027, de acordo com os pressupostos e princípios do dossier de candidatura, bem como a aprovação do quadro plurianual dos investimentos previstos para o horizonte temporal 2023-2028 e a implementação de cada uma das acções previstas, caso Braga seja designada em 2027.
Para a presidência da Câmara Municipal de Braga, “dada a dimensão desta iniciativa e a capacidade transformadora da mesma, o apoio de todas as forças políticas representadas no executivo e na Assembleia Municipal é muito importante para que esta candidatura e a sua execução sejam bem-sucedidas”
“É inquestionável que o próprio júri internacional nos perguntou porque é que teriam existido determinadas abstenções nas votações anteriores”, declarou aos jornalistas o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, em meados de Setembro, quando a moção de apoio à CEC 2027 foi aprovada pela vereação.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho