Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Assembleia Sénior responde a anseios dos mais velhos
CLIB e câmara presenteiam petizes no Dia da Criança

Assembleia Sénior responde a anseios dos mais velhos

Arcos de Valdevez investe cem mil euros para relançar turismo

Assembleia Sénior responde a anseios dos mais velhos

Cávado

2020-02-21 às 10h23

Lurdes Marques Lurdes Marques

Câmara da Póvoa de Lanhoso vai criar a Assembleia Sénior, para auscultar os mais velhos, registar as suas preocupações e buscar soluções.

A Câmara da Póvoa de Lanhoso, através do Provedor do Idoso, pretende instituir, no concelho, a Assembleia Sénior, como forma de auscultar os mais velhos, registar as suas preocupações e, num trabalho conjunto com outras entidades, encontrar as soluções para os seus problemas.
Esta foi a novidade apresentada, na tarde de ontem, no decurso do seminário de apresentação dos resultados do trabalho desenvolvido pelo Provedor do Idoso, figura instituída há dois anos e que na Póvoa de Lanhoso é representada pelo empresário Álvaro Oliveira.

Neste dois anos de ‘trabalho’, o Provedor do Idoso procurou responder aos anseios e necessidades de 53 seniores. Desses 53 casos, 43 já foram resolvidos. Ao Provedor do Idoso foram trazidas questões como medicação, consultas, problemas habitacionais, ajudas técnicas, entre outros.
A Assembleia Sénior pretende ser um grupo representativo das pessoas com mais de 65 anos, integrando integrando representantes de todas as freguesias, IPSS, Centros de Convívio e outras entidades que desenvolvam o seu trabalho junto da população sénior.

A auscultação dos mais velhos permitirá a criação de uma ‘carta de sugestões’ , que, por sua vez, será endereçada ao presidente da Câmara e à Rede Social, entidade onde estão representadas todas as entidades concelho com intervenção na terceira idade. “A actividade que tem desenvolvido e a proximidade que revela juntos dos idosos corresponde aos objectivos que definimos para este projecto. Não preciso de ver resultados para saber que tem feito bons resultados”, revelou Avelino Silva, presidente da Câmara Municipal, dando os parabéns a Álvaro Oliveira, pelo trabalho desenvolvido e pela sensibilidade social que lhe é característica.
A sessão contou, de entre outras, com a presença de Carlos Branco, da Comissão de Protecção aos Idosos, assim como dos investigadores Patrícia Silva e Simão Arriaga, da Universidade do Minho, que apresentaram à plateia alguns dos resultados de um estudo internacional, o ‘Share’, sobre o envelhecimento. Em 2019, o estudo contou com participação de 31 idosos do concelho povoense.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho