Correio do Minho

Braga,

Associações bracarenses promovem valores europeus junto dos cidadãos
Incubadora de base rural ajuda a cultivar a agricultura do séc. XXI

Associações bracarenses promovem valores europeus junto dos cidadãos

Parceria requalificou Centro Pastoral de Anjos

Braga

2018-11-15 às 08h00

Paula Maia

CECRI, Aneis, Synergia e Cidade Curiosa são as associações vencedoras do concurso de ideias ‘EUbraga, EUropa’, no âmbito do Eurocites. Nos próximos meses vão colocar em marcha um plano de acção para reaproximar os cidadãos do projecto europeu.

A CECRI - Centro de Estudos do Curso de Relações Internacionais, a ANEIS - Associação Nacional para o?Estudo e Intervenção na Sobredotação, a Synergia e a Cidade Curiosa foram as associações vencedoras do concurso público de ideias do programa ‘EUbraga, EUropa’, lançado pela câmara de Braga no âmbito Eurocites, rede da qual o Município está integrado. Até Maio do próximo ano, véspera da eleições europeias, vão desenvolver um conjunto de acções que visam promover os valores da cidadania europeia e reaproximar os cidadãos do projecto europeu.
As quatro associações bracarenses - as únicas a apresentar propostas - compartilham um bolo financeiro de cinco mil euros, cabendo a cada uma 1250 euros para a dinamização das iniciativas que constam no respectivo projecto a concurso.

Com o programa ‘EUbraga, EUropa’, o Município pretende também recolher contributos da juventude bracarense sobre o futuro da Europa. As ideias vão integrar um documento que será levado à conferência anual da Eurocites no final deste mês, em Edimburgo.
Segundo Ricardo Rio, que ontem presidiu à cerimónia de apresentação dos projectos vencedores, este programa torna-se ainda mais relevante no contexto em que se insere, nomeadamente com a aproximação das eleições europeias e “numa realidade que não podemos mitigar que é do crescente afastamento entre a generalidade dos cidadãos, sobretudo dos mais jovens, e os ideais europeus e a actividade da União Europeia”.

“Porque acreditamos no projecto europeu, no futuro da Europa que tem de ser construída com o contributo de todos estes agentes é que a Eurocites lançou esta campanha”, continua Ricardo Rio, considerando que o?Município vai continuar a desenvolver várias iniciativas que fomentam a aproximação dos cidadãos à Europa, sendo que “Braga é um excelente exemplo nessa matéria”.
Luís Alves, presidente da Agência Nacional Erasmus + Juventude em Acção, mostrou a sua satisfação por poder compartilhar de um projecto que, embora não seja financiado pela agência, integra os seus objectivos na plenitude. “Somos parte interessada de uma iniciativa que apoia as razões e objectivos que justificam a existência do programa Erasmus +’, disse.

O responsável elogiou a autarquia bracarense pela capacidade de iniciativa demonstrada através deste programa, “numa agenda particularmente importante para o país, para a Europa e para a nossa própria agenda colectiva”.
Luís Aves afirmou ainda que o o projecto demonstra o potencial da câmara de Braga no desenvolvimento de políticas de juventude, “políticas transversais que promovem a participação dos jovens, quer seja através do Orçamento Participativo, do Conselho Municipal da Juventude e de outras acções que valorizam o associativismo jovem como portador privilegiado da capacidade de intervenção das novas gerações”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.