Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
“Assumir a selecção da AF Braga é um desafio estimulante”
“A eficiência energética faz parte da nossa agenda ambiental”, diz Domingos Bragança

“Assumir a selecção da AF Braga é um desafio estimulante”

IPCA estreita laços com 25 anos de alumni

“Assumir a selecção da AF Braga é um desafio estimulante”

Desporto

2019-09-18 às 06h00

Miguel Machado Miguel Machado

Tiago Cunha é o seleccionador distrital da Associação de Futebol de Braga. Técnico famalicense, de 37 anos, tem a missão de criar uma nova geração de talentos, tendo em vista a participação na Taça das Regiões da UEFA 2019/2021.

Criar uma nova geração de ouro, com jogadores ambiciosos e capazes de lutar por troféus, é o desafio a que se propõe Tiago Cunha, seleccionador distrital da Associação de Futebol de Braga, que iniciou funções esta temporada. Treinador de 37 anos, natural de Vila Nova de Famalicão, assumiu o cargo tendo como principal objectivo a preparação da selecção para participar nas várias etapas de apuramento para a nova edição da Taça das Regiões da UEFA 2019/2021.
Treinador jovem, ambicioso, com formação académica superior (Mestre em Educação Física e Desporto) mas também com experiência já comprovada nos campeonatos da AF Braga, onde treinou vários emblemas, Tiago Cunha abraçou o projecto da selecção distrital com ideias bem definidas e objectivos precisos.

“A AF Braga é uma das maiores associações do país, com campeonatos que têm grande qualidade e com excelentes jogadores. Nesta fase já tivemos oportunidade de fazer observação em todos os jogos da Pró-Nacional. Há muito talento, muita qualidade nos nossos clubes. É um novo ciclo que se abre na selecção, pois há jogadores que jogavam antes que já não podem dar o seu contributo, e temos de abrir portas a novos jogadores. Acima de tudo queremos potenciar os jogadores do nosso distrito e começar formar uma equipa capaz de competir, sendo que o primeiro objectivo competitivo é a participação na fase zonal, marcada para Dezembro, onde queremos garantir a qualificação para a fase nacional”, afirmou Tiago Cunha, em entrevista ao Fórum Des-porto, programa semanal da rádio Antena-Minho.
Satisfeito com as condições de trabalho que encontrou na Associação, deixa elogios à estrutura.

“Fomos bem acolhidos pela Associação, a convite do Eng. Miguel Azevedo, e encontramos uma estrutura muito personalizada e eficiente, que acompanha de perto tudo o que acontece ao nível da selecção, do dia-a-dia, treino, convocatórias, departamento clínico, também ao nível da informação dada aos clubes. É uma direcção muito atenta e dedicada, mérito de quem dirige e que justifica a dimensão da nossa Associação”, apontou.
Já com três convocatórias feitas, dezenas de jogadores chamados, vários treinos, o leque de escolhas vai começar a afunilar, mediante as ideias que Tiago Cunha tem definidas para o modelo de jogo que quer implementar na selecção distrital.
“É óbvio que todos os joga-dores que têm vindo, têm todos enorme qualidade, queremos observar e dar oportunidade ao máximo de atletas. Mas vai chegar uma altura em que só podemos convocar 20. Vamos tentar ser o mais justos quanto possível, dentro daquilo que são as nossas ideias de jogo”, frisou.

Renovar título de campeão nacional rumo ao sonho da Taça Regiões da UEFA

A selecção distrital da AF Braga — que é a terceira maior do país ao nível de atletas, competições e clubes filiados — já tem pergaminhos na modalidade, sendo a actual campeã nacional em título de futebol amador, e a nível internacional, já fez história ao conquistar uma vez o troféu europeu das Regiões da UEFA, na época 2010/2011.
Este ano está a iniciar um novo ciclo, sob a liderança de Tiago Cunha, seleccionador que mostra ambição de também deixar a sua marca ao comando da AF Braga. No arranque da preparação para a nova edição da Taça UEFA das Regiões época 2019/2021, Tiago Cunha deseja “promover os jogadores do distrito” rumo à revalidação do título nacional, e “alimentar o sonho da AF Braga” voltar a vencer a edição da Taça das Regiões em 2020.

“A nossa Associação já foi campeã europeia da Taça das Regiões. É a actual campeã nacional, venceu a fase nacional na edição anterior, e tudo isto acarreta maior responsabilidade no nosso trabalho. Naturalmente é um novo ciclo que se inicia, com um novo contexto. Neste momento o nosso primeiro foco é começar a formar uma equipa capaz de competir ao nível zonal e depois ao nível nacional. O desafio que tenho pela frente é muito motivador”, destaca Tiago Cunha.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.