Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
ATAHCA organizou o II Encontro Nacional PROVE 3C
Viana do Castelo é a terceira cidade mais acolhedora do mundo

ATAHCA organizou o II Encontro Nacional PROVE 3C

Antigos presidentes de Junta de Freguesia de Refojos homenageados

ATAHCA organizou o II Encontro Nacional PROVE 3C

Cávado

2024-05-23 às 10h30

Redacção Redacção

Nos dias 20 e 21 de maio realizou-se no território do Cávado, o II Encontro Nacional PROVE 3C, o qual reuniu 90 participantes, entre produtores agrícolas e consumidores PROVE, técnicos e dirigentes de entidades de várias regiões do país, que integram a denominada Rede PROVE, e que trabalham em parceria na temática dos circuitos curtos agroalimentares, promovendo a troca de experiências e de conhecimentos entre todos os intervenientes.

Citação

A organização deste Encontro esteve a cargo da ATAHCA e o programa de actividades distribui-se por Vila Verde, Amares e Braga, com a realização das seguintes actividades:
No dia 20, iniciou-se nas instalações da ATAHCA em Vila Verde, com uma oficina prática sobre como “Identificar, caracterizar e conservar sementes”, da responsabilidade do Banco Português de Germoplasma Vegetal do INIAV, tendo a manhã terminado com a apresentação de um Showcoocking pela equipa do projecto “CÁVADO …COM SABOR”. A tarde do mesmo dia foi toda preenchida com visitas técnicas a explorações agrícolas PROVE em Amares e Braga, onde foram ministradas oficinas práticas sobre temas ligados, à agricultura sustentável, nomeadamente a identificação e caracterização de insetos auxiliares e úteis e de as boas práticas higiene e segurança alimentar na colheita, pós-colheita e distribuição de produtos hortofrutícolas.
Na manhã do dia 21, realizou-se um Workshop Participativo no auditório da junta de freguesia de Caldelas (concelho de Amares), com a apresentação do projecto de cooperação 3 C -Cooperar em Circuitos Curtos, a testagem da implementação de boas-práticas de Higiene e Segurança Alimentar em algumas explorações agrícolas PROVE do Cávado e do Vale do Sousa, a importância de se cuidar da Saúde do Solo, a visão do PROVE pela voz dos sues consumidores e a Implementação do Sistema Participativo de Garantia nas explorações PROVE.
Estas oficinas e palestras contaram com a colaboração de docentes da Universidade Católica do Porto, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e da Escola Superior Agrária de Coimbra.
Este Encontro integrou-se numa atividade do projecto de cooperação nacional “3C – Cooperar em Circuitos Curtos”, financiado pela Medida LEADER do PDR 2020 e conta com uma parceria de 6 Grupos de Ação Local, a saber: ADER-SOUSA, ADREPES, ATAHCA, DUECEIRA, LEADER OESTE e RAIA HISTÓRICA.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho