Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
“Através da cultura para todos criamos um acto de inclusão social”
Vitória SC sofreu mas venceu em Chaves

“Através da cultura para todos criamos um acto de inclusão social”

Dois autocarros elétricos reforçam frota municipal

“Através da cultura para todos  criamos um acto de inclusão social”

Braga

2020-08-02 às 07h00

Patrícia Sousa Patrícia Sousa

CENTURIUM - programa educativo foi parceiro do Município de Braga no Campo de Férias, que decorreu nas últimas duas semanas. O balanço não podia ser melhor, já que o impacto que o programa teve nos participantes “foi incalculável”.

Citação

Depois de duas semanas intensas de actividades, tendo como guia a família Bracara Augustana, o balanço do Campo de Férias digital, promovido pelo Município de Braga, em parceria com o Centurium - programa educativo, não podia ser melhor, já que o impacto provocado nas crianças e nos jovens que participaram neste projecto inovador “foi incalculável”. “Do longe voltamos a fazer perto e do constrangimento encontramos uma solução inovadora, sendo que através da cultura para todos conseguimos criar um acto social”, confirmou o mentor do Centurium, Paulo Morais.
Com a participação de crianças e jovens do Instituto Monsenhor Airosa e do Colégio São Caetano, o programa teve na base conceitos como liderança, gestão pró-activa de problemas, comunicação, partilha, enfoque nos pontos fortes de cada um, inclusão e participação.
A palavra “transversal” a este projecto inovador é “gratidão”. “Gratidão pelo reconhecimento do Município de Braga ao fazer o convite ao Centurium -programa educativo e gratidão a todos os amigos que apareceram para ajudar e em 10 dias preparamos as actividades”, enalteceu Paulo Morais, adiantando que estiveram envolvidas no programa 30 pessoas.
O mentor do Centurium - programa educativo destacou ainda o impacto do trabalho do Centurium D’Elite, onde os jovens “estão a fazer escola com capacidade de liderança e a inspirar os outros jovens, que também já querem fazer parte desta experiência e esse é o caminho a seguir do Centurium enquanto acto social”, defendeu o mentor, realçando a relação de amizade que se criou entre os participantes e os monitores. “Criou-se aqui uma relação muito bonita e os jovens monitores acabaram por ser uma inspiração para os participantes”, congratulou-se.
Outro aspecto que o também professor de Matemática fez questão de evidenciar foi o aspecto de inclusão dos órgãos de comunicação social que acompanharam este programa. “Fez-se um trabalho excepcional numa lógica de inclusão, comu- nicando o que os jovens estavam a fazer e isso deu-lhes reconhecimento e auto-estima. Todos os dias corriam para ver os jornais e isso foi uma conquista”, agradeceu Paulo Morais, evidenciando esta lógica de inclusão que juntou as tecnologias e a comunicação.
O modelo inovador do programa, explicou Paulo Morais, foi “pensado e executado com mérito, partindo de elementos factuais, reais e como muito rigor e, por isso, fazia todo o sentido estar associado à época romana e ao património de todos que é a Bracara Augusta”.
Para o também professor de Matemática “a validação do programa foi o momento de partida em que todos os participantes eram inspirados por elementos romanos e onde satisfaziam curiosidade e saber”.
Outro aspecto de referir aqui foi “o espaço de mediação feito a partir de propostas com base no rigor histórico e científico para depois os participantes reinterpretarem e criarem conteúdos contemporâneos”, explicou Paulo Morais, realçando aqui a importância do estimular da criatividade. “No processo criativo nada deve ser barrado e percebemos que dessa forma, estas crianças e jovens eram acolhidos e aceites e para eles isso foi fundamental”, aplaudiu o mentor do Centurium.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho