Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Autarca de Guimarães ordena auditorias externas após subsídio polémico
Campeonato do Minho de BTT Downhill encerra na Penha

Autarca de Guimarães ordena auditorias externas após subsídio polémico

Feira da Saúde estimula hábitos de vida para o bem-estar

Autarca de Guimarães ordena auditorias externas após subsídio polémico

Casos do Dia

2024-09-16 às 21h30

Redacção Redacção

O presidente da Câmara de Guimarães ordenou hoje a realização de auditorias externas aos subsídios atribuídos pela autarquia, desde 2017, a eventos desportivos e culturais e a empresas municipais, após o polémico subsídio para um torneio de Padel.

Citação

A decisão de Domingos Bragança (PS) surge após o autarca ter votado na proposta para a atribuição de um subsídio de 40 mil euros à Associação Vimaranense de Hotelaria (AVH) para a realização do evento de Padel, sendo que o filho é sócio de uma empresa envolvida na organização do torneio.

Em comunicado, o município diz que o presidente da câmara considera ser “um erro formal e involuntário” aquele que “o levou a votar um subsídio atribuído à AVH, para a realização de um torneio internacional de Padel, que estava impedido de realizar”.

“Como a minha honestidade estorva muitos e como o melhor e maior bem que se pode ter na vida pública e na representação como presidente da câmara é a honestidade, com o único objetivo da defesa do bom nome da câmara e de todos os que nela trabalham, dando o seu melhor, determinarei ainda hoje a realização de auditorias externas por empresas reputadas independentes e certificadas, contratadas por concurso”, adianta Domingos Bragança, citado no comunicado.

As auditorias vão abranger “todos os subsídios atribuídos pela câmara às entidades beneficiárias” para a realização de eventos desportivos e culturais, às empresas municipais Vitrus e Vimágua e às cooperativas municipais Tempo Livre Oficina e Taipas Turitermas.

“Por representarem o universo empresarial municipal mais representativo e também com o objetivo único de defender o direito ao seu bom nome. O período a auditar é o de este mandato e do anterior, desde 2017 até ao dia de hoje”, disse hoje o autarca aos jornalistas, no final da reunião do executivo, declarações citadas no comunicado.

O comunicado acrescenta que na declaração prestada aos jornalistas, Domingos Bragança “considerou a iniciativa da entidade beneficiária, a AVH, de apresentar, em conferência de imprensa, as contas pormenorizadas do torneio internacional de Padel, “uma boa prática que deverá ser seguida por todas as entidades que realizam eventos com o apoio público da Câmara”.

“Domingos Bragança faz saber que este exemplo da AVH deveria também, e de imediato, ser posto em prática pelas entidades envolvidas nos eventos ocorridos na última semana. Após a sua conclusão, os resultados das auditorias serão colocados no portal do Município”, lê-se ainda no comunicado.

Na reunião do executivo camarário de hoje foi aprovada por unanimidade a anulação da proposta aprovada em 01 de julho à Associação Vimaranense de Hotelaria (AVH) para a realização do referido torneio de Padel.

Foi ainda a votos uma outra proposta com os mesmos termos, na qual já não participou o presidente da câmara, a qual foi aprovada pela maioria socialista, com os votos contra dos vereadores do PSD e do CDS-PP, garantindo a manutenção da atribuição dos 40 mil euros à AVH.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho