Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Autarca ouve alunos para melhorar o concelho de Vila Nova de Cerveira
Processos de Urbanismo apenas pela Internet

Autarca ouve alunos para melhorar o concelho de Vila Nova de Cerveira

Câmara de Vila Verde oferece kits de protecção a lares e centros de saúde

Autarca ouve alunos para melhorar o concelho de Vila Nova de Cerveira

Alto Minho

2020-02-27 às 14h35

Redacção Redacção

Projecto ‘A Nossa Voz’ permite que 170 alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade digam o que está bem ou que pode ser melhorado no concelho.

Estimular a participação cívica e a aprendizagem para a cidadania são os objectivos das sessões de antedimento de 170 alunos dos 3.º e 4.o anos de escolaridade, que o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, vai realizar durante o mês de Março.
As sessões integram-se no projecto ‘A Nossa Voz’, através do qual “todos os alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira vão conversar com o presidente da câmara sobre o que está bem e o que pode ser melhorado no concelho”, revelou a autarquia cerveirense em comunicado.

No total estão programadas oito sessões de atendimento, sendo que no final as conclusões dos encontros serão dadas a conhecer na Assembleia Municipal daquele concelho.
O projecto ‘A Nossa Voz’ está a ser desenvolvido pelos professores Mário Afonso e Rui Fernandes e implicou uma fase de preparação dos encontro por parte das crianças. “Ao longo de dois meses, cada criança ficou encarregue de pesquisar os aspectos positivos e as eventuais dificuldades existentes na área de residência, estabelecendo contactos directos com a família, os órgãos locais (juntas de freguesia, associações e párocos) e a população em geral”, apontou a mesma nota municipal.

Os assuntos recolhidos pelos alunos “foram debatidos na sala de aula para selecção por temas, através de assembleias participativas” e, em Março, serão apresentadas nas audiências com o presidente da câmara.
“Cada turma vai levantar questões e, nalguns casos específicos, propor soluções”, acrescentou o comunicado do município.

O autarca cerveirense destacou, na mesma nota, a autenticidade do projecto“num momento em que se discute o desinteresse e afastamento das gerações mais novas relativamente a uma sociedade mais participada e construtiva e, por consequência, a ausência de um pensamento dinâmico e crítico sobre o concelho ou região. Habitualmente, realçamos a simplicidade e a sinceridade das crianças como factores diferenciadores, por isso ouvir as suas ideias e preocupações para com o seu território na primeira pessoa é um momento gratificante, porque as crianças de hoje são o futuro de amanhã”.
As audiências com o presidente da Câmara Municipal decorrem nos dias 5, 11, 13, 18 e 25 de Março, no salão nobre dos Paços do concelho.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho