Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Auto da Floripes exibido nas redes sociais
Cónegos madrugadores levam a vitória

Auto da Floripes exibido nas redes sociais

Eleições: Contagem dos votos dos emigrantes arrancou a cargo de 700 cidadãos

Auto da Floripes exibido nas redes sociais

Alto Minho

2020-07-13 às 11h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Situação pandémica não permite que o Auto da Floripes seja representado como sempre foi, no Largo das Neves. Porém, a tradição vai ser cumprida. A representação de teatro popular vai ser gravada em local não divulgado e exibida a 5 de Agosto.

Citação

A tradição vai cumprir-se. Foram já retomados os ensaios do Auto da Floripes que este ano vai ser apresentado em moldes diferentes, adequados à situação de pandemia que se vive pelo mundo. A representação de teatro popular vai ser interpretada e gravada num espaço verde do Vale do Neiva e será exibida nas redes sociais no dia 5 de Agosto, a partir das 17 horas.
“Dada a longevidade secular do Auto da Floripes no Largo das Neves, mais o facto de ser representado ininterruptamente, desde 1962, entendemos que, apesar das circunstâncias associadas ao momento pandémico que vivemos, deveríamos pensar numa solução alternativa, de forma a evitar um triste hiato na tradição”, refere o núcleo promotor em comunicado, explicando que “depois de muita ponderação, da mobilização dos comediantes e da necessária articulação com a Comissão de Festas da Senhora das Neves, decidiu-se que o Auto da Floripes subirá, mesmo assim, ao palco num espaço verde do Vale do Neiva e será exibido nas redes sociais”.
A vontade dos comediantes era a mesma da de todas as gentes da terra, ou seja, que o palco da representação fosse naturalmente o Largo das Neves, no entanto, “a imperiosa necessidade de cumprir as regras sanitárias, de forma a garantir a segurança de todos, não o permite”.
Para garantir a segurança necessária de todos os envolvidos, não haverá público, o local de gravação manter-se-á no anonimato e o enredo será adaptado, nomeadamente mais curto e com a adequação ao contexto das partes que exigem maior contacto entre os comediantes.
“Ao assumirmos uma vez mais o compromisso de apresentar o Auto da Floripes, entendemos que damos continuidade à tradição, embora noutros moldes. Assim, alimentamos a alma das gentes da nossa terra e promovemos a mobilização e a renovação do elenco. Mais… deixamos o sinal de que a nossa comunidade, mesmo perante situações adversas, sabe adaptar-se e reinventar-se”, refere a organização.
A mesma fonte avança que, em paralelo, serão também desenvolvidas pequenas iniciativas simbólicas, de cariz artístico, associadas ao Auto da Floripes.
Esta manifestação popular, também conhecida por ‘Comédias das Neves’, distingue-se como um dos poucos sobreviventes do velho teatro popular e afirma-se como uma das referências do teatro popular português. Assume-se, também, como património e parte integrante da identidade das comunidades que partilham o Lugar das Neves – Barroselas, Mujães e Vila de Punhe - e manifesta dimensão nacional e internacional no panorama do património cultural imaterial.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho