Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Automobilismo: 12 Horas de Sebring - Lamy segundo classificado em 'dobradinha' Peugeot
Urbanismo passa totalmente a digital

Automobilismo: 12 Horas de Sebring - Lamy segundo classificado em 'dobradinha' Peugeot

Museus municipais de Famalicão reabrem segunda-feira

Desporto

2010-03-21 às 18h34

Lusa Lusa

A equipa do piloto português Pedro Lamy foi hoje segunda classificada na 58.ª edição das 12 Horas de Sebring, primeira prova do campeonato de resistência American Le Mans Series (AMLS) que começou sábado naquele circuito da Florida.

A equipa do piloto português Pedro Lamy foi hoje segunda classificada na 58.ª edição das 12 Horas de Sebring, primeira prova do campeonato de resistência American Le Mans Series (AMLS) que começou sábado naquele circuito da Florida.

O Peugeot 908 HDi-FAP de Lamy e dos franceses Nicolas Minassian e Sébastien Bourdais terminou a 13 segundos do carro idêntico do espanhol Marc Gené, do austríaco Alex Wurz e do britânico Anthony Davidson, que venceu a prova depois de ter largado da “pole position” e cumprido 367 voltas.

Gené e Wurz, vencedores da última edição das “clássicas” 24 Horas de Le Mans, repartiram o volante do Peugeot número sete com Davidson, o novo recruta da marca francesa, a qual, sem registar qualquer problema mecânico nos seus carros, dominou totalmente a corrida.

“O nosso grande objetivo de 2010 é voltar a vencer em Le Mans. O trabalho de desenvolvimento do 908 HDi FAP, principalmente para estar ao mais alto nível com as novas regras introduzidas para este ano, começou imediatamente após a edição de 2009. Desde então conseguimos três ‘dobradinhas’ consecutivas, o que prova o excelente trabalho realizado por todos os membros da equipa”, disse Lamy.

No terceiro lugar, já a três voltas dos dois carros franceses, ficou o Lola equipado com motor Aston Martin pilotado pelo alemão Stefan Mücke, pelo suíço Harold Prémat e pelo mexicano Adrian Fernández, que tinham largado de igual posição na grelha.

Para a Peugeot, os únicos problemas durante a prova foram os dois piões de Davidson e Bourdais - que fez a melhor volta da prova (1.44,972 minutos) -, ambos provocados pelo enorme tráfego registado na pista norte-americana.

“Alguns incidentes normais no decorrer das 12 horas de prova impediram que fossemos nós a subir ao lugar mais alto do pódio, contudo todos contribuímos para esta vitória e para o domínio absoluto da Peugeot em Sebring. Fiquei muito satisfeito com este resultado e julgo que estamos de parabéns”, frisou o piloto português.

Após o italiano Emanuele Pirro, múltiplo vencedor das 24 Horas de Le Mans, ter conseguido colocar o seu Lola-Judd da Drayson Racing entre os dois 908 nas primeiras voltas, os Peugeot rapidamente assumiram o controlo total das operações, alternando os dois carros no comando após os reabastecimentos ou com a entrada do “safety car” em pista.

Esta foi a primeira vez que um carro francês ganhou em Sebring desde a criação da prova, em 1952, e a terceira “dobradinha” seguida dos Peugeot 908, depois das 24 Horas de Le Mans e da corrida Petit Le Mans de 2009, disputada na Geórgia.

O triunfo da marca do leão foi, no entanto, muito facilitado pela ausência da Audi, que tinha ganho as últimas nove edições da prova norte-americana.

Pedro Lamy tem marcado o seu próximo compromisso com a Peugeot marcado para o fim de semana de 07 a 09 de maio, quando se disputam os 1000 Km de Spa-Francorchamps, na Bélgica.


Classificação final:

1. Gene/Wurz/Davidson, Esp/Aut/GB (Peugeot 908 HDi-FAP)

367 voltas em 12:00.54,362 horas

2. Minassian/Bourdais/Lamy, Fra/Fra/Por (Peugeot 908 HDi-FAP)

a 13,817 segundos

3. Mücke/Primat/Fernandez, Ale/Sui/Mex (Lola-Aston-Martin)

a 3 voltas

4. Pickett/Graf/Maassen, EUA/Ale/Ale (Porsche RS Spyder)

a 14 voltas

5. Brabham/Pagenaud/Franchitti, Aus/Fra/GB (Honda-Acura)

a 18 voltas

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho